Buscar

Cowboy do Hospital do Câncer define seu coordenador em Sidrolândia

A procura demorou cerca de sete horas na terça-feira, do dia 18 de novembro, com sucessivas reuniões na sede da Comitiva dos Amigos, na Prefeitura e outros lugares. Às 20h00, Hibervanio Calixto da Silva, o cowboy da solidariedade descobriu que o empresário Valdecir Jose Carnevalli poderia ser o seu braço-direito em Sidrolândia para captação de recursos ao Hospital do Câncer de Barretos. A definição do nome veio após indicações de várias lideranças do município, entre  elas o prefeito Ari Basso e o presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres. 

Ganso, como é conhecido por toda Sidrolândia terá a missão de coordenar um evento anual do Hospital do Câncer de Barretos que irá angariar fundos para a matriz da entidade no Estado de São Paulo, e também para a unidade de Campo Grande-MS em que são realizados atendimentos de diagnósticos e de prevenção. Não tinha um nome melhor para abraçar essa tarefa. Com ele tenho certeza que essa instituição referência em Saúde estará bem representada aqui valorizou o presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres.

Hibervanio Calixto da Silva, o cowboy da Solidariedade agora tem o seu braço direito em Sidrolândia. A cidade com isso deve receber no ano que vem a unidade itinerante do Hospital do Câncer de Barretos. Vitória que Peres já sonhava desde 2006. 

O primeiro debate 

O assessor de captação de recursos do Hospital do Câncer de Barretos, referência na América Latina em tratamento de Oncologia, procurava um coordenador municipal para a entidade em Sidrolândia. Com a necessidade, na sua passagem pela cidade procurou Peres, que por sua vez articulou uma reunião com a Comitiva dos Amigos, organização especializada no mesmo Tema, e a Secretaria Municipal de Saúde. No encontro compareceram Calixto, Peres, que chegou a ser cogitado para o posto, Leila Couto, representando o Executivo, e a presidente da Ong, Silvia Souza Freitas.

De lá o grupo seguiu para a Prefeitura, de onde um debate levou o nome de Ganso como a melhor opção para mobilizar a cidade sidrolandense em uma campanha anual de arrecadação de fundos para o Hospital do Câncer de Barretos. Daí então faltava Valdecir aceitar o convite, o que aconteceu após uma conversa com o amigo Ilson Peres. A parceria local com a Fundação Pio XIII que administra o hospital deverá trazer benefícios em encaminhamentos de pacientes, o que também poderá impactar positivamente no trabalho já consolidado da Comitiva dos Amigos. 

Segundo Calixto, Mato Grosso do Sul é responsável pela demanda de 140 mil atendimentos no Hospital do Câncer de Barretos, e para isso envia atualmente R$ 3 milhões a Fundação Pio XIII, que gere a entidade. Antes do trabalho do cowboy da solidariedade junto a lideranças por diversas cidades, Mato Grosso do Sul só enviava R$ 1,4 milhões ao Hospital do Câncer de Barretos. Se a parceria entre Sidrolândia e o hospital for fechada a cidade poderá receber a carreta do instituto que em cada parada oferece 300 exames à população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.