Buscar

Bancários cruzam os braços hoje e 40 agências devem fechar

Só em Campo Grande, 40 agências não devem atender a população.

(Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado)

Bancários começam hoje uma greve por tempo indeterminado. Os primeiros dias de paralisação devem alcançar pelo menos 50% das agências, se seguir a tendência dos anos anteriores, quando os trabalhadores também cruzaram os braços. Se confirmada a adesão, pelo menos 40 agências fecham hoje, só em Campo Grande.

Mas a expectativa do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande e Região (Seeb) é de que ao menos 2 mil funcionários e 100% das agências fechem as portas. No ano passado, a greve durou 22 dias e dentro desse período, em algum momento, todas as mais de 80 agências da Capital integraram o movimento.

Segundo a presidente do sindicato, Iaci Azamor Torres, neste ano, além de reposição salarial de 12,5%, a categoria pede melhores condições de assistência e de trabalho. O mote da greve, que é nacional, é “Nós queremos mais”. “Mais saúde, mais segurança, mais condições de trabalho e mais igualdade de oportunidades”, sustentou a presidente, afirmando que o serviço dos bancários tem sido precarizado em virtude da “busca desenfreada dos bancos por lucros”.

A sindicalista afirma que “nossos bancários têm sido vítimas de assédio moral e estão adoecendo. Queremos soluções para isso”. Ela enfatiza que esta situação é decorrente da implantação de metas abusivas de trabalho, que debilitam o funcionário. “O bancário chega para trabalhar e nunca sabe qual a meta de venda de seguros, títulos de capitalização e consórcio do dia, porque pedem cada dia mais”.

Além de Campo Grande, o Seeb atende outras 27 cidades. Os outros sindicatos estão nos polos de Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas. Todos deflagraram greve para hoje, à meia-noite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.