Buscar

MS inicia hoje vacinação contra aftosa no planalto e Pantanal

MS inicia vacinação no planalto e Pantanal nesta segunda (Foto: )
A campanha de vacinação contra a febre aftosa nas região do planalto e Pantanal de Mato Grosso do Sul será aberta oficialmente nesta segunda-feira (4). 

A solenidade será realizada no assentamento Estrela, em Campo Grande, onde deverá ser imunizado o rebanho de cerca de 200 famílias de pequenos agricultores instaladas no local.

Segundo a Sepaf (Secretaria Estadual de Produção de Agricultura Familiar), a o ato deverá contar com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A iniciativa visa ressaltar a importância para a vacinação contra a doença e alertar os produtores quanto aos prazos para a realização da imunização.

Na região do planalto, a vacinação pode ser feita até 8 de junho. O registro deve ser feito até 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha vai até 17 de junho, com prazo para registro até 2 de julho.

A vacinação em Mato Grosso do Sul teve inicio no dia 1º de abril, pela região de fronteira, onde os trabalhos seguem até o dia 15 de maio. Nessa área, os produtores têm até o dia 1º de junho para fazer o registro dos animais imunizados no site da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O órgão sanitário aponta que os produtores também precisam estar atentos a imunização contra a brucelose, que é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por médico veterinário credenciado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.