Buscar

AUTOR DA FACADA: Justiça Determina Retorno de Adélio Bispo para Minas Gerais

Atualmente, Adélio cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.

Cb image default
Adélio cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.

Uma decisão recente da 5ª Vara Federal em Campo Grande determinou o retorno de Adélio Bispo, autor do atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro em 2018, para Minas Gerais, local de origem do seu processo. 

Atualmente, Adélio cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.

O juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, responsável pela decisão, estipulou que o juízo de origem em Minas Gerais deverá providenciar tratamento ambulatorial ou, em casos excepcionais, a internação de Adélio, considerando todas as medidas de segurança necessárias para garantir sua integridade psíquica e física. O prazo dado para a transferência é de 60 dias.

A Defensoria Pública da União (DPU), que representa Adélio desde 2019, foi responsável pelo pedido de transferência. A defesa argumentou que Adélio não deveria permanecer em um estabelecimento penal, mesmo que este ofereça estrutura médica semelhante à de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como é o caso da penitenciária de Campo Grande. 

Cb image default
Divulgação

Além disso, também destacou que enviar Adélio para um manicômio judicial seria inadequado, especialmente à luz da Lei Antimanicomial.

"A DPU ressalta que, desde a promulgação da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Antimanicomial, é proibida a internação de pessoas com transtornos mentais em estabelecimentos penais ou em instituições com características asilares que não ofereçam assistência integral", declarou o órgão em nota oficial.

A decisão judicial marca um novo capítulo no caso que abalou o cenário político brasileiro em 2018, levantando questões complexas sobre segurança, saúde mental e o equilíbrio entre justiça e tratamento adequado para indivíduos envolvidos em crimes dessa natureza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.