Buscar

4 melhores exercícios para os ombros (E UM QUE VOCÊ PODE ABRIR MÃO)

Conheça bons exercícios para ombros na academia

Cb image default
Divulgação

Treinar ombros na academia é uma ótima maneira de conquistar um visual mais estético. Afinal, esse grupo muscular, quando bem desenvolvido, oferece um aspecto mais largo ao tronco, ajudando na conquista do formato em "V" do corpo.

Os deltoides, como são chamados esses músculos dos ombros, são três porções distintas: os deltoides anterior, médio e posterior:

Deltoide anterior: localizado na parte frontal, é ativado em movimentos como levantamento frontal e desenvolvimento de ombros.

Deltoides médio: situado na porção lateral, é ativado com elevação lateral, por exemplo

Deltoide posterior: localizado na parte traseira, é usado em movimentos como crucifixo invertido

Treinar os ombros oferece uma variedade de benefícios significativos, como ganho de força e mobilidade para o dia a dia, prevenção de lesões e melhora da postura.

No entanto, é fundamental realizar os treinos com cautela e técnica adequada, evitando sobrecarregar a região e, consequentemente, prevenir lesões. Consulte um profissional de educação física para estabelecer um programa de treino individualizado e seguro.

Melhores exercícios para ombros na academia

A treinadora Lívia Meli, educadora fisicas da academia Evoque, listou quais são os quatro melhores exercícios para ombros na academia. Confira!

Qual exercício para ombro é "dispensável"?

Segundo Lívia, um exercício para ombro dispensável é o manguito com halter em pé, "variação que ainda vemos em academias, mas que não traz nenhum benefício ao manguito rotador. No caso do halter, a alavanca de força é para baixo, tendo maior ativação de bíceps braquial", explica.

1. Desenvolvimento com halteres

O desenvolvimento é um dos principais exercícios para os ombros. É um exercício essencial no treino ombro, com ação no deltoide anterior, na porção lateral e também na posterior, além de ativar tríceps e trapézio", fala Lívia. O exercício também pode ser feito com barra livre e na barra guiada.

Cb image default

2. Elevação lateral

"É um movimento de abdução, tendo como principal músculo a porção medial do deltoide (lateral), mas que também ativa posterior e anterior", fala a treinadora. Pode ser realizado com halteres e na polia, unilateralmente.

Cb image default

3. Elevação frontal

Este exercício tam foco principal na porção anterior (frente), "mas também ativa a lateral e a posterior do deltoide, além de músculos estabilizadores, como o serrátil e o peitoral superior". Você pode realizá-lo com barra, halteres, anilhas e na polia.

Cb image default

4. Crucifixo invertido

É um exercício para posterior de deltoide que também tem ativação de trapézio, podendo ser realizado na máquina, com halteres e polia.

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.