Buscar

Cardiologista esclarece o que é fato ou fake sobre o colesterol

Mudanças nos hábitos de vida podem auxiliar no combate ao colesterol ruim

Cb image default
Divulgação

O colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e está presente na pele, nervos, intestino, cérebro, fígado, músculos e coração. É também o precursor dos hormônios esteroides (cortisol, estrogênio e testosterona), ácidos biliares e vitamina.

Muito se fala em colesterol bom e ruim, mas o que isto significa? Existem vários tipos de colesterol, sendo os mais conhecidos, o LDL e o HDL.

“O colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”, são lipoproteínas de baixa densidade, responsável por transportar o colesterol para as células e, quando está em quantidade excessiva no sangue, pode se instalar nas paredes internas das artérias, formando a placa de ateroma, aumentando o risco para infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC). Em níveis elevados, representa riscos, principalmente quando acompanhado de fatores como hipertensão, tabagismo, obesidade e diabetes. Já o colesterol HDL, também conhecido como “colesterol bom”, são as lipoproteínas de alta densidade. Sua função é retirar o colesterol das células para que ele seja eliminado”, explica a Dra. Ana Christina Wanderley Xavier, cardiologista da Unimed Campo Grande.

Para quem apresentou níveis elevados de colesterol, Dr. Gabriel Doreto, também cardiologista da cooperativa médica, destaca “a depender das características de cada pessoa, da diversidade de doenças preexistentes, nós estabelecemos um nível individualizado de colesterol, lembrando que esses os níveis podem ser melhorados com bons hábitos de vida, atividade física, alimentação saudável e através de medicações. Cada paciente tem abordagens específicas necessárias”.

Para desmistificar afirmações muito comuns sobre esse assunto, Dr. Gabriel esclarece o que é fato ou fake. Confira!

1 - Pessoas magras não têm colesterol alto.

Fake. O fato de uma pessoa ser magra ou obesa tem pouco a ver com o perfil de colesterol. Os principais determinantes são genéticos. Ou seja, a pessoa pode estar no seu peso ideal, mas exagerar no consumo de alimentos gordurosos.

2 - Dietas que eliminam totalmente o carboidrato podem aumentar o colesterol.

Fato. Uma dieta saudável deve conter todos os nutrientes em equilíbrio: carboidrato, proteína e gordura. Dietas restritivas em carboidratos, muitas vezes são permissivas em gorduras e sabemos que as gorduras saturadas são importantes responsáveis pelo aumento do colesterol ruim.

3- Mudanças nos hábitos de vida podem auxiliar no combate ao colesterol ruim.

Fato. Dietas saudáveis com menor teor de gorduras saturadas e maior ingesta de fibras, como aveia, azeite de oliva extra-virgem, oleaginosas (nozes e castanhas), abacate, leite e derivados, linhaça e peixes, por exemplo, são boas opções. Além disso, a prática de exercícios aeróbicos, podem impactar favoravelmente nos níveis de colesterol.

4 - Água com limão e água de berinjela ajudam a diminuir o colesterol.

Fake. Água com limão é ótimo para matar a sede e água de berinjela é ótima para causar arrepio, mas não para melhorar o colesterol.

5- O excesso de colesterol é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Fato. O excesso de colesterol ruim é um dos principais fatores de risco mais evidentes para a ocorrência de infarto e de AVC.

Importante lembrar que além de uma dieta equilibrada, exercitar-se regularmente e evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são fundamentais para manter os níveis de colesterol em equilíbrio.

Pronto Atendimento Digital

Acompanhando uma tendência tecnológica na área da saúde, especialmente em instituições renomadas do país, a Unimed Campo Grande implantou o Pronto Atendimento Digital como uma opção a mais de atendimento para os beneficiários da cooperativa. Prático, seguro e eficiente, o serviço tem o intuito de absorver demandas de baixa complexidade (que não sejam casos de urgência e emergência) de pacientes e pode ser acessado de qualquer lugar, sem necessidade de deslocamento.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.