Buscar

Com aumento de casos de Covid-19, Sesau emite alerta epidemiológico para profissionais da saúde

Aumento de casos na primeira semana de 2024 preocupa autoridades de saúde em Campo Grande

Cb image default
Divulgação

Com o recrudescimento dos casos de Covid-19 nas primeiras semanas de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande emitiu um alerta epidemiológico direcionado aos profissionais da saúde, visando orientar sobre o reconhecimento precoce e manejo adequado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os números divulgados pelo painel Cievs/CG revelam que Campo Grande registrou um total de 199 casos de SRAG nas seis primeiras semanas do ano, dos quais 50 foram diagnosticados como Covid-19. Embora os números semanais sejam inferiores aos registrados em 2023, a preocupação das autoridades é evidente diante do aumento observado nas últimas semanas.

Na primeira semana de 2024, foram contabilizados 37 casos de SRAG, contrastando com os 87 casos registrados no mesmo período do ano anterior. Vale ressaltar que ao longo de 2023, Campo Grande enfrentou uma crise na saúde pública devido ao aumento da doença, especialmente entre crianças de zero a 9 anos.

Além disso, o estado de Mato Grosso do Sul como um todo também enfrenta um aumento preocupante nos casos de Covid-19. Nas últimas semanas epidemiológicas, foram registradas duas mortes e 550 casos positivos, totalizando 16 óbitos e 1.776 casos confirmados em 2024. Este aumento significativo levou as autoridades de saúde estaduais a intensificarem as medidas de controle e prevenção da doença.

Diante desse cenário, a Sesau reforça a importância da vigilância constante e da adoção de medidas preventivas pelos profissionais da saúde, a fim de conter a disseminação do vírus e garantir uma resposta eficaz diante do aumento dos casos de Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.