Buscar

Confira o que é a Gripe A e seus sintomas

A gripe A, também chamada de gripe suína, é uma variação da gripe comum causada pelo vírus Influenza H1N1. Ela se manifesta através de sintomas comuns da gripe, como espirros, tosse, congestão nasal e febre, que surgem repentinamente e de forma muito intensa.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A são:

Febre acima de 38ºCDores no corpoDor de gargantaDor de cabeçaTosseEspirrosCalafrios Fadiga

Alguns casos podem também acompanhar diarreia e vômitos.

A gripe A tende a evoluir de forma muito violenta e, se não for tratada adequadamente, pode gerar complicações respiratórias, como a síndrome da angústia respiratória, pneumonia, falência respiratória e morte.

Forma de contágio da gripe A

Sua principal forma de contágio é a via respiratória, ao inalar gotículas que contenham o vírus H1N1. Como forma de prevenção, recomenda-se o afastamento dos indivíduos contaminados, evitar locais fechados e lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou utilizar o álcool em gel ou loções de desinfecção.

Tratamento para gripe A

O tratamento para a gripe A é feito com antivirais e, se o indivíduo não for devidamente tratado, pode ocorrer falência respiratória. A doença responde bem ao tratamento com os antivirais Oseltamivir ou Zanamivir, desde que o acompanhamento comece nas primeiras 48 horas depois dos sintomas iniciais.

O vírus causador da gripe A é uma mutação e, por isso, ainda não existe nenhuma vacina eficaz para ele.

Grupos de risco da gripe A

Os grupos de pessoas com maiores chances para se contaminar com a gripe A são determinados considerando a tendência maior para desenvolver a gripe, por possuírem, teoricamente, um sistema imunológico mais frágil.

Esse grupo de risco é composto por indivíduos: 

Com mais de 65 anosImunodeprimidos, com AIDS, por exemploPortadores de doenças crônicas, como diabéticos, doentes do fígado, coração ou asmáticos, por exemploCrianças com menos de 2 anos de idadeMulheres grávidas, já que não podem tomar medicamentos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.