Buscar

Dengue no Brasil: Casos ultrapassam 1 milhão somente em 2024

A incidência da doença atinge 501 casos para cada 100 mil habitantes

Cb image default
Divulgação

O Brasil alcançou um marco alarmante nesta quinta-feira (29/2), registrando mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Com um total de 1.017.278 casos prováveis até agora, o país enfrenta uma situação crítica, evidenciada por 214 mortes confirmadas e outras 687 investigações em curso.

A incidência da doença atinge 501 casos para cada 100 mil habitantes, com o Distrito Federal liderando as estatísticas, apresentando mais de 101 mil casos e uma taxa de incidência de 3.612,7 por 100 mil habitantes. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou para a possibilidade de 2024 dobrar os números do ano anterior, impactado pelas mudanças climáticas e pela circulação de múltiplos sorotipos do vírus.

O início atípico do surto, com um pico nos primeiros meses do ano, levou sete unidades da Federação a declarar estado de emergência. Em resposta, o Ministério destinou R$ 1,5 bilhão para o combate à doença e promoveu o “Dia D contra a dengue”, enfatizando medidas preventivas simples, como manter caixas d’água fechadas e eliminar possíveis focos do mosquito em residências.

Além disso, a campanha de vacinação, iniciada no começo do mês para crianças de 10 e 11 anos, visa reduzir a vulnerabilidade a essa doença debilitante, com doses distribuídas em diversos estados, incluindo o Distrito Federal e São Paulo. A situação atual da dengue no Brasil ressalta a importância de ações conjuntas entre o governo e a população para enfrentar essa ameaça persistente à saúde pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.