Buscar

Queijo zero lactose: especialista explica benefícios e lista receitas para incluir na alimentação

Cb image default
Divulgação

O queijo é um alimento muito popular no Brasil, mas sabemos que nem todas as pessoas podem consumi-lo. A intolerância à lactose é uma condição que afeta cerca de 35% da população brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

“Para essas pessoas, o consumo de lactose pode causar sintomas como distensão abdominal, gases, náuseas e diarreia. Por isso, é importante encontrar alternativas que não contenham esse açúcar do leite - termo usado por conta de seu sabor levemente adocicado ao ser ingerido puro”, explica Flaubênia Sara Maia, engenheira de alimentos da Tijuca Alimentos.

Uma boa opção é o queijo zero lactose, pois são produzidos por meio de um processo que quebra a lactose em outros açúcares, como a glicose e a galactose. “Aqui, o nosso produto possui 32% de proteínas, zero gorduras trans e apenas 1% de carboidratos, em sua porção de 100 gramas”, destaca.

Além de ser uma opção para pessoas com intolerância à lactose, o queijo zero lactose também oferece outros benefícios, como:

Fornece proteínas de alto valor biológico, essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular;

É rico em cálcio, importante para a saúde dos ossos e dentes;

Possui gorduras saudáveis, benéficas para a saúde do coração.

Receitas com queijo zero lactose

O queijo zero lactose pode ser usado em diversas receitas, como sanduíches, saladas, pizzas e massas. Confira:

Sanduíche de queijo quente: monte o sanduíche com pão, queijo zero lactose, presunto e orégano. Leve ao forno até o queijo derreter.

Salada com frango e queijo zero lactose: misture folhas verdes, frango cozido e queijo zero lactose. Tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino.

Pizza de queijo zero lactose: prepare a massa da pizza e espalhe o molho de tomate. Adicione queijo zero lactose e outros ingredientes de sua preferência. Leve ao forno até o queijo derreter e a massa ficar dourada.

Macarrão com queijo zero lactose: cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e misture com molho de tomate com o queijo.

O queijo zero lactose é uma opção importante para pessoas com intolerância à lactose. “Esse tipo de alimento permite que essas pessoas tenham uma alimentação mais variada e equilibrada, sem que precisem abrir mão de alimentos que gostam”, destaca Maia.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel, Tianguá, Iguatu e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.