Buscar

Testes da vacina contra o ebola podem começar em janeiro, afirma OMS

O vírus do ebola circula de maneira intensa na Libéria, Serra Leoa e Guiné

Dezenas de milhares de doses de vacinas experimentais do ebola podem estar disponível para ser testadas na África Ocidental já em janeiro se forem consideradas seguras, disse nesta terça-feira (21) a diretora-geral de Sistemas de Saúde e Inovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny.

Segundo Kieny, em dezembro sairão os resultados dos exames com as duas vacinas mais avançadas, que, se forem positivos, permitirão seu envio a partir de janeiro aos três países africanos afetados pela doença.

O vírus do ebola circula de maneira intensa na Libéria, Serra Leoa e Guiné. A última apuração de casos indica que há 9.191 infectados, dos quais 4.546 morreram.

Kieny revelou que metade dos testes com a vacina NIAID/GSK, desenvolvida pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline, e os com a VSV-EBOV, produzida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, ocorrerá respectivamente nas cidades suíças de Lausanne e Genebra.

Os demais voluntários que vão participar dos exames estarão e outros países africanos, nos EUA, Reino Unido, Alemanha. Além disso, companhias e laboratórios em diversos países tentam avançar em vacinas próprias, disse Kieny.

Segundo a diretora, há outros laboratórios que trabalham em um tipo de vacina produzida em células de insetos que pode ser testada no primeiro trimestre de 2015.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.