Publicado em 22/10/2014 às 08:18, Atualizado em 26/10/2016 às 10:46

Testes da vacina contra o ebola podem começar em janeiro, afirma OMS

O vírus do ebola circula de maneira intensa na Libéria, Serra Leoa e Guiné

, FOLHAPRESS

Dezenas de milhares de doses de vacinas experimentais do ebola podem estar disponível para ser testadas na África Ocidental já em janeiro se forem consideradas seguras, disse nesta terça-feira (21) a diretora-geral de Sistemas de Saúde e Inovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny.

Segundo Kieny, em dezembro sairão os resultados dos exames com as duas vacinas mais avançadas, que, se forem positivos, permitirão seu envio a partir de janeiro aos três países africanos afetados pela doença.

O vírus do ebola circula de maneira intensa na Libéria, Serra Leoa e Guiné. A última apuração de casos indica que há 9.191 infectados, dos quais 4.546 morreram.

Kieny revelou que metade dos testes com a vacina NIAID/GSK, desenvolvida pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline, e os com a VSV-EBOV, produzida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, ocorrerá respectivamente nas cidades suíças de Lausanne e Genebra.

Os demais voluntários que vão participar dos exames estarão e outros países africanos, nos EUA, Reino Unido, Alemanha. Além disso, companhias e laboratórios em diversos países tentam avançar em vacinas próprias, disse Kieny.

Segundo a diretora, há outros laboratórios que trabalham em um tipo de vacina produzida em células de insetos que pode ser testada no primeiro trimestre de 2015.