Buscar

Rota Bioceânica passará por Assentamentos de Sidrolânia e diversificará a agricultura familiar

São 35 assentamentos rurais, com 5.676 famílias, nas cidades alcançadas pelo Corredor

Cb image default
Em Mato Grosso do Sul, o trajeto da Rota compreende as cidades de Sidrolândia, Nioaque, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.

A Rota ou Corredor Bioceânico vai expandir a relação comercial do Estado com países asiáticos e sul-americanos e deve fomentar a diversificação da produção sul-mato-grossense.

O objetivo da criação de um corredor rodoviário é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo uma conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos de Antofagasta e Iquique (Chile), passando por Paraguai e Argentina.

Além disso, traz a possibilidade de novos negócios durante o trajeto. De acordo com a gestão estadual, o projeto tem atraído interesse de muitas indústrias.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o projeto caminha bem e traz muitas possibilidades para o Estado.

“A gente percebe uma mudança na dimensão desse projeto em âmbito nacional. Ele entrou hoje na perspectiva de investimentos nacionais. As pessoas são consideradas. Temos requerimentos que têm interesse em se instalar em Mato Grosso do Sul em decorrência de todo o processo da rota. Então acho que tem um alinhamento bastante significativo ”, analisa Verruck.

PRODUÇÃO

Conforme identificado pelo estudo da UFMS, os principais produtos encontrados nos assentamentos rurais ao longo da Rota são: leite, mel, mandioca, abóbora, ovos e cana-de-açúcar.

Cb image default
Divulgação

A produção de leite foi identificada em todas as cidades analisadas, com destaque para Sidrolândia, com 7.561 litros de leite em 2018, e Nioaque, com produção de 3.057 litros de leite no mesmo ano.

Jardim (1.643 litros), Guia Lopes da Laguna (957 litros) e Porto Murtinho (800 litros) registraram quantidades menores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.