Buscar

Bolsonaro sanciona lei que proíbe eliminação de cães e gatos por órgãos públicos

Lei não se aplica apenas em casos de eutanásia motivada por doenças graves ou enfermidades contagiosas incuráveis,

Cb image default
Lei não se aplica apenas em casos de eutanásia motivada por doenças graves ou enfermidades contagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (20) uma lei que proíbe a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de setembro. Antes, já havia sido aprovado pelo Senado. A Secretaria-Geral não informou se Bolsonaro fez vetos ao texto aprovado pelos parlamentares. A sanção deve ser publicada na edição desta quinta-feira (21) do “Diário Oficial da União”.

A lei não se aplica apenas em casos de eutanásia motivada por doenças graves ou enfermidades contagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais — o que deve ser justificado em laudo técnico.

O texto de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP) também define que, exceto em casos de doenças contagiosas, o animal poderá ser disponibilizado para resgate por entidade de proteção dos animais.

Ainda, de acordo com o projeto, serão aplicadas penas de prisão e multa previstas na Lei de Crimes Ambientais quando a legislação for descumprida.

Aves

Na votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados, o relator da matéria, deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE) decidiu retirar as aves da legislação — o que havia sido incluído pelo Senado, em votação realizada em 2019.

Segundo Coelho, a inclusão poderia impedir autoridades sanitárias de controlar populações de pombos e outras aves que atacam plantações e colheitas.

Em setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.