Buscar

Brasil lidera queimadas na América do Sul, aponta Inpe

Entre os biomas brasileiros, o Pantanal apresentou maior crescimento percentual no número de focos de incêndio na comparação entre junho de 2023 e de 2024.

Cb image default
Joédson Alves/Agência Brasil

O Brasil está no centro das atenções quando se trata de queimadas na América do Sul. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nosso país lidera o ranking de focos de incêndio na região.

Entre os biomas brasileiros, o Pantanal apresentou um crescimento percentual alarmante no número de focos de incêndio. A comparação entre junho de 2023 e 2024 revela um cenário preocupante para esse importante ecossistema.

As causas desses incêndios variam, mas a combinação de clima seco, desmatamento e ações humanas tem contribuído para o aumento das queimadas. É fundamental que as autoridades e a sociedade estejam atentas e adotem medidas efetivas para proteger nossas florestas e prevenir tragédias ambientais.

A preservação do Pantanal e de outros biomas é essencial para a biodiversidade, o equilíbrio climático e a qualidade de vida de todos nós.

Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Inpe. 

Veja o ranking de focos de incêndios entre os dias 1º e 19 de junho entre os países da América do Sul:

Brasil: 7214 focos;

Paraguai: 2334 focos;

Bolívia: 1935 focos;

Argentina: 1446 focos;

Peru: 335 focos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.