Buscar

Com 83% das vagas sobrando, Funsat muda sistema de seleção

Cícero conta que novo sistema deve facilitar o preenchimento das vagas ofertadas, a partir de junho (Foto: Marcos Ermínio)

De todas as vagas ofertadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), 83% não foram preenchidas no primeiro trimestre deste ano. Das 4.070 oportunidades de empregos oferecidas pela fundação de janeiro a março, apenas 434 foram preenchidas, ou seja, cerca de 17%. Para tentar fechas as contas entre o que o mercado de trabalho quer e o que a fundação oferece de mão de obra, e ampliar as vagas ocupadas, o sistema de seleção vai mudar, informou o presidente da Funsat, Cícero Ávila de Lima.

O novo sistema irá cruzar dados de um mapeamento de competências das vagas de cada empresa com o perfil dos candidatos. Cinco novos psicólogos foram contratados pela fundação para fazer avaliações individuais e coletivas, além de testes psicológicos.

“Nós vamos dar um salto de qualidade no setor público de emprego de Campo Grande. Com a oferta desse processo seletivo vamos atender melhor os empregadores e elevar os índices de colocação na relação trabalhador/vaga”, afirma o presidente. Segundo Cícero, haverá também qualificação da equipe técnica e ampliação do estrutura física da fundação.

A maioria das vagas oferecidas são nos setores de comércio e serviços (Foto: Simão Nogueira)

Vagas no 1º trimestre - Nesse ano, a maioria das vagas ofertadas é dos setores de comércio e serviços. Mas também houve vagas nos setores econômico, agropecuária, indústria e financeiro. Para aumentar as chances do empregadores, a fundação encaminha para entrevista um número de candidatos além do número de vagas.

O número de vagas oferecidas aumentou, comparado ao mesmo período do ano passado, mas o próximo do não preenchimento foi ainda pior. No primeiro trimestre de 2013, foram 4.060 vagas, das quais 373 foram preenchidas, o equivalente a apenas 9,1%.

O problema é mais sentido no comércio, até por ser o de maior oferta de vagas. As empresas do setor ofereceram 1.246 vagas pala Funsat, de janeiro a março desse ano. A fundação encaminhou 2.209 candidatos as empresas, mas somente 131 deles foram empregados, ou seja, apenas 5,93%.

O que chama mais atenção são os dados referentes à área financeira. Nesse mesmo período, as empresas ofereceram 66 vagas e a fundação enviou 79 pessoas para entrevista. Apenas duas dessas pessoas foram.

Para o presidente da Funsat, investir numa seleção mais apurada deve refletir nos dados que apontam o número de contratados. O presidente explicou ainda que os número dependem de outros fatores. Muitas vezes, a empresa oferta a vaga na Funsat, mas também oferece a mesma oportunidade em outra agência.

“Como nós não temos dados das outras agencias não temos como saber se esse candidato foi empregado ou não”, destaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.