Publicado em 06/08/2021 às 06:33, Atualizado em 06/08/2021 às 10:37

Comissão Especial derruba PEC do voto impresso sonhada por Bolsonaro

Mesmo assim o texto pode ser votado em plenário

redação,
Cb image default
Mesmo assim o texto pode ser votado em plenário

A Comissão Especial que analisa a PEC do chamado ‘’voto impresso’’, derrubou o parecer do relator, deputado Filipe Barros, do PSL, na noite desta quinta-feira (5). No entanto, o tema pode ser votado em plenário.

A relatora da PEC é a deputada Bia Kicis. Segundo o Congresso em Foco, o presidente da Comissão, Paulo Martins, do PSC, indicou o deputado Junior Mano, do PL, para designar novo parecer com a proposta vencedora.

Apesar da proposta ter sido rejeitada na Comissão Especial, o texto pode ser levado ao plenário da Câmara, se depender da vontade do presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP.

Mais cedo, Lira explicou que o parecer das comissões é apenas ‘’opinativo’’ e não impede de ser votado no plenário. No entanto, uma derrota expressiva na Comissão faz com que o texto chegue com força para a análise dos 513 parlamentares.

A PEC do Voto Impresso é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e repudiada pelo ministro Luis Roberto Barroso, que é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Vale lembrar que grande parte dos políticos e até ministros do STF eram a favor da implementação do voto impresso nas eleições de 2018. No entanto, como a medida por ser usada, supostamente, como argumento para que o presidente alegue fraude nas eleições, os ministros preferem não implementar a media no momento.