Buscar

Jornal Nacional diz que Cuiabá é capital de Mato Grosso do Sul

Os "âncoras" Bonner e Renata não sabem que Campo Grande é a capital do MS desde 1977

Cb image default
No quadro do JN, Cuiabá aparece como sendo a capital do MS, e Campo Grande "some" do mapa

Com mais de 50 anos fazendo jornalismo para todo o país, o Jornal Nacional ainda não aprendeu a diferenciar os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na noite desta segunda-feira (03), o Jornal Nacional da Rede Globo voltou a não saber qual é a capital do MS.

O jornal exibia uma reportagem sobre a transmissão de doenças de animais para seres humanos, quando apareceu no mapa a capital errada do MS, ou seja, Cuiabá, em vez de Campo Grande.

No twitter, a reação foi imediata.

“Quando vão entender que a capital de MS é Campo Grande e a capital do MT é Cuiabá. JN errou novamente. Socorro!”, disse um dos internautas.

MESMO ERRO INVERTIDA AS CAPITAIS

Não é a primeira vez que a Rede Globo de Televisão, comete estas gafes, para não dizer outro nome, o Faustão certa vez em seu programa, DOMINGÃO DO FAUSTÃO, disse também que a capital do Mato Grosso era Campo Grande.

Emancipação política

A ideia de desmembrar o antigo sul de Mato Grosso contornou definitivamente o atual estado em 1975, com a tese Divisão político-administrativa de Mato Grosso, que a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) publicou, cujos dados basearam a campanha intensificada pelo desmembramento. O presidente Ernesto Geisel comunicou que o governo federal decidiu sobre o assunto durante uma reunião com o governador José Garcia Neto no dia 4 de maio de 1977. De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de Campo Grande. Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para Mato Grosso do Sul. Foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.