Buscar

Juiz que assinou soltura de Lula, e auxiliou Gilmar Mendes, deve assumir Vara da Lava Jato em Curitiba

O juiz Danilo Pereira Júnior deve assumir a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba

Cb image default
Divulgação

O juiz Danilo Pereira Júnior deve assumir a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba, que é responsável pelos processos remanescentes da Operação Lava Jato no Paraná. Sua nomeação segue critérios de antiguidade e aguarda o referendo da Corte Administrativa do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Pereira Júnior, atualmente titular da 12ª Vara Federal, atua temporariamente no TRF-4, a segunda instância da Justiça Federal no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele é conhecido por assinar a soltura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2019, conforme determinado pelo STF.

A 12ª Vara Federal, responsável pelas execuções penais, deve ser ocupada pela juíza federal Bianca Georgia Cruz Arenhart.

Danilo Pereira Júnior também já atuou como juiz auxiliar no gabinete do ministro Gilmar Mendes, do STF, durante o julgamento do escândalo do mensalão. Com vasta experiência na Justiça Federal, ele ingressou por concurso público em 1996 e trabalhou em várias varas e funções ao longo de sua carreira.

Essa mudança ocorre em meio a um processo de afastamento e substituição do juiz Eduardo Appio, anteriormente titular da 13ª Vara Federal, que deve assumir a titularidade da 18ª Vara de Curitiba. Appio estava afastado desde maio em virtude de um processo disciplinar, mas chegou a um acordo que não deve resultar em punições. Durante seu afastamento, o juiz Fábio Nunes de Martino atuou temporariamente na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.