Buscar

MST invade mais fazendas em 2023 do que em todo mandato de Bolsonaro

Durante sua campanha e início de mandato, Lula demonstrou apoio às reivindicações do MST

Cb image default
Os Sem Terra dizem que não invadem propriedades, mas sim ocupam terras sem função social. Será?

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu mais fazendas em 2023 do que em todo o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro 

De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entre os anos de 2019 e 2022, durante o governo Bolsonaro, foram registradas 62 invasões de terras no Brasil. Já no governo Lula, 61 casos foram registrados somente entre janeiro e julho do ano de 2023.

O MST tem recebido tratamento diferenciado no governo Lula, que tem procurado formas de agradar os sem terra e atender suas exigências. O afago mais recente é um “Caderno de Respostas ao MST”, que além de dar satisfações sobre políticas públicas fornece material de inteligência que pode ser útil no planejamento de futuras invasões.

O mesmo tratamento, no entanto, não vem sendo dado às pautas que dizem respeito aos principais afetados pelas ações do MST: os produtores rurais. 

Em Sidrolândia, a maioria das terras recebidas após desapropriação são arrendadas para agricultores produzirem alimentos, enquanto os “novos donos” recebem a renda sem precisar trabalhar no cultivo da terra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.