Buscar

Saúde já vacinou 20% do público-alvo em Maringá contra HPV

Pelo menos 1,5 mil meninas já haviam sido imunizadas contra o Papilomavírus Humano (HPV) até a última quinta-feira (13) em Maringá. O número representa 20% do público-alvo da Secretaria Municipal de Saúde, formado por 7.352 meninas de 11 a 13 anos. A vacinação teve início no último dia 10.

Segundo a coordenadora de Vacinação do município, Edlene Aceti Góes, a procura na primeira semana atendeu as expectativas, embora a vacina ainda seja alvo de inúmeros questionamentos, sendo o principal deles em relação a faixa etária. Muitos pais querem saber porquê a vacina está disponível apenas para meninas até 13 anos, e é porque foi essa a faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que não se trata de uma campanha de vacinação. A vacina contra o HPV ficará disponível na rede pública de agora em diate. O que mudará é a faixa etária atendida. Este ano serão vacinadas meninas entre 11 e 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as meninas de nove a 11 anos completos e em 2016 a vacina estará no calendário básico de vacinação para quem tem nove anos, que é a idade preconizada pelo Ministério da Saúde, explica.

Das 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá, 23 estão oferecendo a vacina, que previne o câncer de colo de útero. Não estão oferecendo vacinas as unidades do Parque das Grevíleas e a do Jardim Mandacaru por estarem em obras. As pacientes estão sendo encaminhadas para as unidades do Jardim Quebec e da Vila Vardelina, respectivamente.

Saiba maisO Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente contra HPV, que confere proteção contra HPV de baixo risco (tipos 6 e 11) e de alto risco (16 e 18).

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo, e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

No País, a meta é imunizar 80% das 5,2 milhões de meninas na faixa etária selecionada, de 11 a 13 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.