Buscar

Vereadores aprovam isenção do ITBI para a agricultura familiar do município

o projeto de Lei, surge da necessidade de estabelecer as condicionantes e os requisitos para dar efetividade para a isenção do ITBI

Cb image default
Divulgação

Por unanimidade de votos dos 12 vereadores presentes na Sessão Ordinária desta quarta-feira (01), o projeto de Lei do Executivo Municipal 003/2021, que trata da isenção do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) para a agricultura familiar foi aprovado.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — mais conhecido pela sigla ITBI — é um tributo municipal que deve ser pago quando ocorre uma transferência imobiliária. Dessa forma, a oficialização do processo de compra e venda só será feita após o seu acerto, sendo que, sem a confirmação de pagamento do tributo, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

Então, o projeto de Lei, surge da necessidade de estabelecer as condicionantes e os requisitos para dar efetividade para a isenção do ITBI e desta forma resolver as questões sociais que envolvem a ausência de títulos públicos de propriedade de pequenas áreas rurais do Município de Sidrolândia.

Sendo assim, com a Lei Complementar de N° 003/2021 que altera o Inciso 7° do Art. 35 do Código Tributário do Município, são isentas dos impostos, as transmissões de gleba rural em sua primeira aquisição, que se destine ao cultivo pelo proprietário e sua família, adquiridos através de Programas de Reforma Agrária ou através do Programa de Crédito Fundiário, não possuindo este outro imóvel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.