Buscar

Bancários encerram greve e agências reabrem na segunda-feira

Os bancários de Campo Grande acataram proposta de reajuste salarial negociada durante a madrugada de ontem (11) 

Os bancários de Campo Grande acataram proposta de reajuste salarial negociada durante a madrugada de ontem(11) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e voltam ao trabalho já nesta segunda-feira (14). A categoria terá que repor os dias de paralisação e, por isso, vão ter mais trabalho interno..

A medida também vai servir para atender clientes que não tiveram acesso a diversos serviços de banco durante a greve, explica a presidente do Sindicato dos Bancários da Capital, Iaci Azamor.

Os bancários vão trabalhar 1 hora a mais por dia até 15 de dezembro, internamente, resolvendo as pendências de clientes. “A Fenaban não impôs, durante a negociação, que os clientes sejam atendidos nesse período de hora extra. Ou seja, nós vamos cumprir expediente, mas a agência pode ficar de portas fechadas no horário estendido”, explica Azamor.

No entanto, a representante dos bancários aposta no bom senso durante os primeiros dias da volta do atendimento. “Muitos clientes não conseguiram pagar contas ou fazer diversas transações. Acredito que as agências vão abrir 1 hora mais cedo, pelo menos no começo. Cada gerente terá liberdade para definir como será o funcionamento”.

O saldo real da greve seria de 100 horas, estima Azamor, mas ao cumprirem a hora extra, os trabalhadores vão pagar 40, e o restante será anistiado. Tudo faz parte do acordo discutido ontem com a Federação.

A decisão do sindicato da Capital de acatar a proposta da Fenaban segue o comando nacional da greve e será apresentada em assembléia hoje, às 18 horas. “Convocamos os bancários para votar a proposta, o que faz parte do nosso estatuto, mas já nos posicionamos a favor do fim da greve”, diz a presidente regional.

Salários - Os bancários terão reajuste de 8% sobre os salários e as verbas, 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da participação nos lucros e resultados. A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional dos lucros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.