Publicado em 20/03/2020 às 14:21, Atualizado em 20/03/2020 às 18:29

Call center que ignorou quarentena em Campo Grande é lacrado e funcionários dispensados

Decreto municipal proíbe a aglomeração de mais de 20 pessoas em um ambiente fechado

Midiamax,
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Foto: Ana Paula Chuva/Midiamax

Depois de desrespeitar a quarentena em Campo Grande, uma empresa de call center foi fechada e começou a dispensar os funcionários ainda na manhã desta sexta-feira (20). A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e a Vigilância Sanitária estão no local e emitiram um ofício para que a empresa adeque o local de trabalho.

O Call Center BTCC Conexão Cliente, localizado na rua Rui Barbosa, não teria respeitado o decreto municipal, que proíbe a aglomeração de mais de 20 pessoas em um ambiente fechado. A empresa retirou os funcionários nesta manhã e as atividades foram suspensas.

A empresa não será lacrada e se o call center apresentar um plano de trabalho que respeite o decreto municipal, poderá voltar a operar normalmente. “A natureza da atividade dessa empresa é que trabalham em ambientes confinados. Empresas devem se adequar à necessidade [de prevenção ao coronavírus] neste momento”, disse José Carlos, fiscal da Vigilância Sanitária.

O titular da Semadur, Luis Eduardo Costa, explica que não há prazo para que o call center volte a funcionar. “Eles vão precisar fazer limpeza, arrumação, para desinterditar, vão ter que se reorganizar. Não há prazo, se eles se readequarem já podem voltar a trabalhar”, explica.

Segundo informações apuradas pelo Midiamax, a outra unidade da empresa, na rua Santa Barbara na Vila Rica deve receber a equipe de fiscalização ainda nesta sexta-feira. O prédio onde circulam mais de 2 mil pessoas deve passar pelo mesmo processo de paralisação das atividades.

Segundo o secretário da Semadur, a intervenção foi feita porque a empresa não respeitou o decreto, e caso outros estabelecimentos venham a descumprir a medida podem ter o alvará cassado. Todas as denúncias de descumprimento do decreto devem ser feitas a Vigilância Sanitária ou no Procon Municipal.

Pelo decreto n.º. 14.199, o funcionamento de call centers e similares deverá ser feito com no máximo 20 operadores trabalhando simultaneamente. Também foi determinada que seja mantida distância mínima de dois metros um do outro.