Buscar

Distantes desde 2012, PSDB e PMDB tentam uma reaproximação

Rompidos politicamente desde as eleições para prefeito de Campo Grande, PSDB e PMDB vão tentar uma reaproximação visando a disputa para o governo

Rompidos politicamente desde as eleições para prefeito de Campo Grande, PSDB e PMDB vão tentar uma reaproximação visando a disputa para o governo de Mato Grosso do Sul. 

O encontro, marcado para a semana que vem, deve envolver o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), além de dirigentes e lideranças dos dois partidos. 

A tentativa de reconciliação entre os dois grupos políticos foi confirmada nesta quarta-feira por Azambuja, em entrevista ao Portal Campo Grande News.

“Recebi o convite e aceitei, o Nelsinho conversou apenas com o (presidente regional do PSDB e deputado estadual) Márcio Monteiro, vamos ouvi-lo com atenção”, prometeu. 

Apesar de ainda se tratar de conversações, o encontro entre Nelsinho e Azambuja pode sinalizar o distanciamento político entre o PSDB e o PT do senador Delcídio do Amaral, pré-candidato do partido à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB). 

Azambuja estava em vias de se alinhar aos petistas, no entanto, deve recuar por conta das ameaças do comando nacional do PSDB, que aprovará em fevereiro resolução desautorizando as instâncias estaduais a se unirem aos adversários. 

A barreira foi criada devido à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG), principal adversário da presidente Dilma Rousseff, ao Palácio do Planalto. Antes disso, porém,  Delcídio deseja reforçar seu palanque tendo Azambuja concorrendo ao Senado em sua chapa. 

A tentativa de entrosamento entre tucanos e peemedebistas, antes aliados históricos em Mato Grosso do Sul, também foi confirmada por Nelsinho Trad ao participar na manhã de hoje do ato de lançamento da 18ª edição da Showtec (Feira de Tecnologia), na sede da Fundação MS, na Capital. 

“Vou conversar com o Azambuja na semana que vem para discutir as alianças para este ano, estou terminando as ações da minha secretaria (Desenvolvimento Regional), para me dedicar à campanha eleitoral”, afirmou. 

Um dos principais expoentes do PMDB no Estado, o senador Waldemir Moka também ressaltou que após anos de parceria com o PSDB, o PMDB não poderia descartar uma nova aproximação, com o retorno desta aliança.

Por enquanto, há duas opções no PMDB para a disputa do Senado, que são o governador André Puccinelli, ainda reticente, e a vice-governadora Simone Tebet, com a eventual aposentadoria do chefe do Executivo. 

No entanto, o comando do PMDB pode mudar seus planos políticos a partir de entendimentos que culminem com a reconciliação com o PSDB. Nesse caso, Azambuja concorria ao Senado na chapa majoritária a ser encabeçada por Nelsinho

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.