Buscar

Oficina ensina artesanato em fibras de Buriti

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza de 28 de julho a 7 de agosto, no município de Taquarussu, a Oficina Técnica de Artesanato em Fibras de Buriti, que integra o projeto Artesania. O curso irá acontecer no Assentamento Bela Manhã.

O curso trabalha a criação e confecção de peças em fibras de Buriti, incluindo técnicas de tingimento, visando durabilidade e qualidade do produto acabado. Especificamente a oficina tem por finalidade transmitir o conhecimento sobre o processo de transformação das fibras em produtos vendáveis.

O ministrante da oficina é o artesão João Gomes da Silva, reconhecido nacionalmente pelo setor artesanal brasileiro por suas peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado.

João da Fibra, como é conhecido, também fez parte do projeto ‘Empreendedor Social’ do Sebrae, o que o impulsionou a ser um artesão habilidoso e criativo, um empreendedor que tira seu sustento das fibras naturais e com muita competência ensina sua técnica para outros artesãos ao mesmo tempo em que passa para eles sua experiência no mercado competitivo.

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.

Para mais informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.