Publicado em 17/10/2013 às 09:42, Atualizado em 26/10/2016 às 08:26

Programas de geração de renda e emprego para juventude serão lançados nesta quinta 

Crédito e moradia para jovens casais são exemplos dos programas do governo do Estado

, Capital News
(Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O governo do Estado promove às 10h15 desta quinta-feira (17) o lançamento das ações institucionais e assinatura de termos de cooperação técnica da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude. No evento, que acontece no auditório da governadoria, serão apresentados programas de geração de emprego e renda, empreendedorismo, moradia e assistência social para jovens com idade entre 19 e 35 anos.

Um dos programas lançados será o CrediJovem, que visa oportunizar jovens com idades entre 18 e 29 anos que estão interessados em montar seu próprio negócio, com uma inédita linha de microcrédito produtivo que será disponibilizada através do Banco da Gente. O CrediJovem será disponibilizado no valor máximo de R$ 5 mil com taxa mensal de juros a 1%, tendo 18 meses para quitação e com três meses de carência para pagamento da primeira parcela.

Outro programa que será apresentado é o Meu Primeiro Emprego, que em parceria com a empresa OI e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) vai ofertar mais de 1,6 mil vagas de emprego para jovens maiores de 18 anos. O programa contará com capacitação técnica para pessoas de até 35 anos.

Com apelo social, o projeto Minha Primeira Moradia, em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades tem a proposta de destinar 5% das casas construídas pelo MS Forte 2 a jovens casais que comprovem união estável e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Há ainda um programa de assistência social e médica aos acampados de beiras de rodovias federais, comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Na ocasião também será apresentado um Programa de Integração entre a Secretaria de Juventude, o Comando Militar do Oeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Oi, que prevê a capacitação e a contratação de aproximadamente 1,2 mil jovens militares temporários conhecidos como conscritos, oriundos dos quartéis militares do Exército sediados em Campo Grande.