Publicado em 14/06/2021 às 08:56, Atualizado em 14/06/2021 às 13:01

Projeto de lei prevê ambulância para resgatar animais 'de rua' feridos ou doentes em Campo Grande

Samuvet funcionaria com um médico veterinário e um estudante da área

Redação,
Cb image default
Divulgação

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande prevê implantação do serviço Samuvet, voltado ao transporte de animais acidentados, feridos e em situação de enfermidade.

De acordo com a justificativa da proposta, apresentada pelo vereador Ademir Santana (PSDB), são muitos os relatos de animas machucados, abandonados nas vias. O objetivo do Samuvet deve ser atender exclusivamente animais abandonados ou 'de rua'.

Ainda em projeto de lei, a previsão é que a ambulância esteja preparada para o transporte e atendimento de primeiros socorros aos cães e gatos, devendo, obrigatoriamente, ser composta por um médico veterinário, podendo estar acompanhado de acadêmicos do curso, por meio de parcerias com as universidades.

O autor da medida cita que o projeto é adotado em Florianópolis (SC) e Campinas (SP). "Que possuem inclusive ambulatório para atender a demanda do serviço míovel e conta também com a Secretaria Municipal do Bem Estar Animal. Existem iniciativas também em Salvador [BA] e São Paulo [SP]".