Buscar

Bibliotecas do Sesi oferecem desde cursos de robótica até projetos de leitura para alunos e frequentadores

Confira a programação de cursos, aulas de reforço e projetos de iniciação à leitura que são ministrados pelas monitoras.

Cb image default

A rotina da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi é recheada de atividades e projetos, que têm como objetivo ajudar e incentivar os estudantes e frequentadores da comunidade. Confira a programação de cursos, aulas de reforço e projetos de iniciação à leitura que são ministrados pelas monitoras.

Bataguassu – As crianças frequentadoras da biblioteca estão recebendo auxílio das monitoras na leitura e escrita, melhorando a ortografia e o vocabulário através da Gibiteca e dos Projetos Incentivo à Leitura e Hora da Leitura. Para as monitoras Patrícia Carneiro Barboza e Claudenice Lacerda, é gratificante poder auxiliar os pequenos. “Com suas dúvidas e dificuldades para encontrar o livro ou gibi que tanto precisam, ajudar eles a conseguirem o que querem é realmente incrível”.

Na tentativa de ajudar os estudantes através da retomada de conteúdo para minimizar suas dificuldades de aprendizagem devido à pandemia, a biblioteca tem auxiliado os alunos David Luca, Rodrigues Ferreira, Allana Vitória Sena e Ludmila Maria Guesso nas disciplinas de matemática e leitura.

Cb image default

Proporcionando um momento diferenciado para as crianças da Hora do Conto, desta vez foi a hora de os alunos colocarem em prática o que sabem sobre as histórias e realizarem, com bonequinhos de dedos, a contação da história da Branca de Neve. O momento promoveu descontração e diversão para os pequenos.

Água Clara – Com palestras, contações de lendas, atividades e brincadeiras, as monitoras receberam na biblioteca os estudantes da Escola Municipal Luciano Silvério dos Reis. O objetivo da visita foi apresentar aos alunos a importância do Dia do Índio, comemorado em 22 de abril. A monitora Sônia Mara ministrou uma palestra sobre povos indígenas e realizou a contação da lenda do Curupira. 

Cb image default
Divulgação

Antônio João – Alunos do CEI Lili visitaram a biblioteca para participar das atividades desenvolvidas no Projeto Hora do Conto. Foram contadas as historinhas dos Três Porquinhos e do Pinóquio. “Apesar de serem ainda muito pequenas elas conseguem interagir com os livros e contam através das imagens, suas próprias histórias”, declarou a monitora Hellen Pereira.

Aral Moreira – As crianças do CEINF Geraldo Antônio Lopes, do maternal II, participaram do Projeto Leitura, no qual puderam despertar a imaginação através da leitura de livros com imagens.

Cassilândia – Ao longo do mês de abril, a biblioteca promoveu diversas atividades e projetos, como: reforço escolar, aulas de robótica, Projeto Leitura, Gibiteca e Hora do Conto. Todas as tarefas foram feitas com os estudantes da Escola Municipal Amim José, moradores da comunidade, e participantes dos cursos oferecidos pela biblioteca. O aluno Miguel Arthur, de 9 anos, demonstrou sua afeição pelo lugar. “Gosto muito de ficar na biblioteca, faço robótica, reforço, gosto de ler livros e gibis, também gosto de fazer as atividades que as monitoras passam”. 

Cb image default
Divulgação

Nova Alvorada do Sul – Despertando e incentivando o interesse pela leitura dos estudantes, a biblioteca retorna gradativamente aos atendimentos de incentivo à leitura para a comunidade escolar. Através dos agendamentos, as escolas municipais estão frequentando a biblioteca para leitura de livros e gibis. As monitoras Marilza Roman Ferreira, Elena Pereira e Lauriane Miranda Feitosa atendem os educandos da comunidade de acordo com as suas necessidades. “Estamos recebendo alunos assíduos para a leitura individual, eles vêm porque gostam, uma ou duas vezes por semana. Então, é uma satisfação imensa para nós monitoras, perceber que o nosso objetivo está sendo implantado aos poucos, de forma prazerosa para que a comunidade adquira o hábito da leitura”, contou a monitora Elena Pereira.

Paranaíba – Os alunos do Jardim III da E.M. Profª Maria Luiza Correa Machado conheceram a biblioteca e seu acervo literário, bem como os projetos oferecidos. As monitoras, junto com as crianças, tiveram um momento de leitura e descontração. 

Rio Verde – Divertindo e estimulando a imaginação dos alunos da Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito, as monitoras apresentaram a biblioteca para eles, com o objetivo de deixá-los realizarem a leitura do acervo oferecido pelo Projeto Leitura.

Sete Quedas – O Projeto Monteiro Lobato foi apresentado para os alunos da APAE. As monitoras apresentaram os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, assistiram ao vídeo “Memórias de Emília” e mostraram o acervo literário do autor que a biblioteca possui.

Cb image default

Sidrolândia – Auxiliando na alfabetização dos alunos da biblioteca, as monitoras fizeram uso de jogos pedagógicos, como: alfabeto móvel, jogo da memória e jogos matemáticos, com a intenção de desenvolver melhor o uso da linguagem, estimulando a aprendizagem e o trabalho em equipe, aumentando o foco e concentração. Para a monitora Elaine Cristina os jogos ajudam e estimulam os estudantes. “Os jogos pedagógicos facilitam e estimulam a aprendizagem das crianças que aprendem brincando e isso faz com que se interesse cada vez mais pelo nosso projeto”. 

As monitoras apresentaram o espaço destinado à gibiteca para os alunos do reforço. Elas deixaram que eles tivessem a liberdade escolher o exemplar que chamasse mais a atenção para que realizassem a leitura.

Desenvolvendo autonomia nos estudos, a autoconfiança, o gosto pela leitura e a superação da defasagem escolar, a biblioteca oferece reforço escolar três vezes por semana com atividades desenvolvidas sempre considerando a dificuldade pedagógica de cada criança.

Três Lagoas (Vila Nova) – As monitoras desenvolveram com os alunos da Robótica e com os frequentadores do local atividades lúdicas, jogos educativos e leituras diversificadas, incentivando a socialização entre as crianças através da leitura e jogos educativos. “As atividades com os jogos auxiliaram a concentração, observação e memorização no desenvolver de todas as atividades propostas. As leituras serviram de suporte teórico para desenvolver as múltiplas linguagens. Com o auxílio das monitoras os sujeitos ouvintes interagem e interpretam melhor cada atividade”, declaram as monitoras da biblioteca. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.