Buscar

Prefeita Vanda Camilo e Ademir Osiro participaram da 18º edição da Semana do Pescado em MS

A Semana do Pescado inclui ações de fomento ao consumo de pescado.

Cb image default
Divulgação

Até o dia 15 de setembro acontece em Mato Grosso do Sul a 18º edição da Semana do Pescado. A ação de incentivo à produção e ao consumo de peixes é realizada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), junto com a Câmara Setorial da Piscicultura e parceiros.

A abertura oficial do evento acontece a partir das 19h30 desta quarta-feira (01), na Feira Central de Campo Grande, com a presença do titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, a chefe da divisão de aquicultura e pesca de MS, Vilma Galvão e o superintendente federal de agricultura em MS, Celso Martins.

Já integrando a programação da Semana do Pescado, ontem (31) houve uma visita técnica na Fazenda Recanto, de propriedade de Lúcio Basso, onde há produção de 50 toneladas de tilápia por hectare. A visita contou com a participação da Semagro, SFA/MS, Embrapa e representantes da Câmara Setorial da Piscicultura.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck lembrou do PROPEIXE, o programa estadual de fortalecimento da cadeia da piscicultura, que visa aumentar a produção com conhecimento, tecnologia e incentivos. "Queremos desenvolver uma nova cadeia produtiva, estimular os produtores, os frigoríficos e principalmente fomentar a produção e consumo dessa que é a 4ª principal proteína alimentar", afirma.

Celso Martins, da superintendente da SFA/MS, destacou que o intuito da realização da Semana do Pescado é alertar a população de que existe um produto do Estado, de qualidade e importante para a cidade. "Não há duvida do futuro promissor do Estado na piscicultura, somos o principal exportador de pescado do país e temos muito ainda para avançar, graças ao empenho dos integrantes do setor".

Participaram da visita técnica: o chefe geral da Embrapa Pantanal, Jorge de Lara, chefe de transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola, Secretario de Agricultura Familiar de Dourados, Ademar Zannatta, Prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, Secretario de Desenvolvimento Econômico de Sidrolândia, Ademir Osiro, Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Dourados, Auro Otsubo e Tarsila Castro, Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Dourados, Harley Nonato de Oliveira, empresários e piscicultores, Antonio Freire, Jads e Marcella e técnicos da Semagro: Fàbio Costa, João Krabbe, Monaly Monteiro, João Sotoya e da Agraer: Araquem Midom,

Ações no varejo e programação

A Semana do Pescado inclui ações de fomento ao consumo de pescado, para isso, foram firmadas parcerias com a rede atacadista e os supermercados Comper, que farão promoções de pescado ao longo das duas semanas. Além disso, parceria com a prefeitura de Campo Grande a Associação Comercial, vai incluir restaurantes com descontos em pratos de pescado.

A programação do evento inclui também a produção de três vídeos técnicos em parceria com o Senar, sobre a produção de peixes no Estado. Visita técnica a Fazenda JJ, de produção de pescado em Campo Grande e divulgação junto com a Assomasul, para os 79 municípios do Estado.

Fonte: Dourados News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.