Buscar

A onda de calor que assola Mato Grosso do Sul continua, e as temperaturas extremas podem atingir 45°C, alerta Cemtec.

Onda de Calor Intensa em Mato Grosso do Sul: Temperaturas Podem Alcançar 45°C

Cb image default
Sidrolândia (MS) - Foto Arquivo

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emitiu um aviso sobre a persistência da onda de calor que tem impactado o estado de Mato Grosso do Sul. Segundo a previsão, as altas temperaturas devem se manter ao longo desta semana, com possíveis recordes, colocando algumas regiões em alerta devido à baixa umidade relativa do ar.

A meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes, explicou que nos últimos dias o estado tem enfrentado temperaturas elevadas, ultrapassando os 40°C, e baixos índices de umidade, variando entre 10% e 30% em grande parte do território. A previsão para a semana indica a continuidade do calor, influenciada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.

El Ninõ e Riscos de Incêndios Florestais

O aumento das temperaturas é amplificado pela influência do fenômeno El Niño, contribuindo para condições meteorológicas propícias à ocorrência de incêndios florestais. As autoridades alertam para a necessidade de precaução e medidas preventivas para evitar desastres ambientais.

Previsão para a Semana

De segunda-feira (13) a quinta-feira (16), a previsão aponta para um tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis. Entretanto, não estão descartadas pancadas de chuva e tempestades localizadas, especialmente nas regiões Centro-sul e Sudoeste do estado.

Temperaturas Extremas e Baixa Umidade

A previsão indica que as temperaturas máximas podem atingir valores extraordinários, variando de 40°C a 45°C em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. As temperaturas mínimas oscilam entre 24°C e 27°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece muito baixa, entre 10% e 30%.

Impacto nas Regiões

Sul e Leste do Estado: Mínimas de 24°C a 27°C e máximas de até 42°C.

Pantaneira, Sudoeste e Bolsão: Mínimas entre 26°C e 30°C, com máximas entre 43°C e 45°C.

Região Norte: Mínimas de 24°C a 26°C e máxima de 43°C.

Capital: Mínimas entre 26°C e 27°C, com máximas variando de 38°C a 40°C.

Ventos Intensos e Sensação Térmica Elevada

Além das altas temperaturas, ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h estão previstos, elevando a sensação térmica e intensificando a onda de calor.

Autoridades e especialistas recomendam cuidados extras, como hidratação adequada, proteção solar e atenção redobrada para evitar riscos à saúde. O monitoramento constante da previsão do tempo é essencial diante das condições climáticas desafiadoras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.