Publicado em 26/05/2017 às 14:33, Atualizado em 26/05/2017 às 18:33

Cunha e mulher receberam de esquema investigado na 41ª fase da Lava Jat

Claudia Cruz foi absolvida por Sérgio Moro nesta quinta (25).

ConJur,
Cb image default
Divulgação

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou nesta sexta-feira (26) que parte dos valores desviados no esquema investigado na 41ª fase da Operação Lava Jato abasteceram contas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e de sua mulher Cláudia Cruz. Segundo o procurador, Claudia tinha que saber a origem dos recursos.

A mulher de Cunha foi absolvida pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (25), mas o Ministério Público Federal pretende recorrer da decisão. Para Santos Lima, a absolvição de Claudia se deve ao "coração generoso" do juiz Sérgio Moro.

O valores depositados para Cunha foram para contas no exterior já conhecidas, afirmou o procurador, ao detalhar a 41ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta sexta.

A ação, batizada de Poço Seco, investiga complexas operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas a ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa.

Segundo o MPF, o ex-gerente da área internacional da Petrobras e um ex-banqueiro são suspeitos de terem recebido mais de US$ 5,5 milhões em propinas da empresa Companie Beninoise des Hydrocarbures SARL (CBH).

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), eles e outras cinco pessoas, relacionadas a um total de cinco contas mantidas na Suíça e nos Estados Unidos, são suspeitos de terem recebido pagamentos ilícitos, entre 2011 e 2014, que totalizaram mais de US$ 7 milhões. Os fatos podem configurar os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A empresa CBH pertente ao empresário português Idalecio Oliveira e foi responsável pela venda de um campo seco de petróleo em Benin, na África, para a Petrobras, em 2011.

A operação cumpriu mandados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.