Publicado em 28/01/2017 às 11:07, Atualizado em 28/01/2017 às 14:08

Diretor da Agepen, Ailton Stropa é alvo de investigação de Operação do Gaeco

Sindicância irá apurar irregularidades na Agência Estadual Penitenciária.

Sejusp,
Cb image default
Divulgação

No dia em que o diretor-presidente da Ajepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) de Mato Grosso do Sul), Ailton Stropa, foi alvo de operação do Gaeco (Grupo Especial de Atuação ao Crime Organizado) e teve o celular apreendido, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) instaurou, na sexta-feira (27), um procedimento administrativo para apurar eventuais irregularidades na agência.

A informação consta em uma nota oficial divulgada pelo governo do estado. Stropa nega envolvimento no esquema investigado pelo Gaeco.

Sete mandados de busca e apreensão tendo como alvos Ailton Stropa, a DAP (Diretoria de Assistência Penitenciária), a chefia da DEP (Divisão de Estabelecimentos Penais), a DOP (Diretoria de Operações) e a chefia de Divisão de Trabalho foram cumpridos pela operação Girve.

O Gaeco investiga ilegalidades que teriam sido praticadas durante Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, direcionado a agentes penitenciários, ocorrido em abril de 2016, em Campo Grande.

Confira, na íntegra, a nota do governo do estado:

"Diante das operações deflagradas pelo Ministério Público Estadual, o Governo do Estado informa que acompanha, considera importante e respalda a ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na apuração de denúncias ou qualquer indício de irregularidade e práticas criminosas no âmbito da administração pública.

Reafirma, também, a adoção de todas as ferramentas de fiscalização, combate à corrupção e ações de transparência, para fiel cumprimento das leis e respeito à sociedade, medidas que estão em curso com a implementação da Controladoria Geral do Estado com atribuições de auditoria, correição, ouvidoria e controle social.

Informa, ainda, que a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) instaurou procedimento administrativo para apuração de eventuais ilícitos e/ou irregularidades no âmbito da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), sem prejuízo dos desdobramentos judiciais.

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul"