Buscar

MS está entre os 20 estados que aumentaram tributos para enfrentar crise econômica

MS está entre os 20 estados que aumentaram tributos para enfrentar crise econômica

Mato Grosso do Sul está entre os 20 estados que elevaram seus principais tributos em 2106, com vistas a compensar as perdas de arrecadações patrocinadas pela crise econômica.

As elevações principais nos tributos feitas pelo governo do tucano Reinaldo Azambuja se deram no ICMS e IPVA, dois dos principais carros-chefes da arrecadação local.

No caso do ICMS, o aumento mais brutal se deu na alíquota do óleo diesel – que era de 12% em 31 de dezembro de 2015 e subiu para 17% em 2016, depois do valor reduzido vigorar por cerca de seis meses no ano passado, de forma experimental.

Ainda na seara do ICMS, foram reajustadas as alíquotas sobre cosméticos, perfumes e refrigerantes, que passaram de 17% para 20%, e de bebidas alcoólicas, cigarros, fumos e derivados de fumo, que subiram de 25% para 28%.

Azambuja também autorizou um reajuste, mesmo que em percentuais mais reduzidos, da alíquota do IPVA, que passou de 2,5% para 3,5% para automóvel (carro de passeio), camionete, camioneta de uso misto e utilitário; de 1,5% para 2% para caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, e de 3% para 4,5% para automóveis de oito lugares movidos a diesel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.