Buscar

Administração de marketing: O que é, e como se tornar um profissional na área.

Cb image default
Divulgação

Assim como uma boa gestão financeira e de vendas, o marketing é fundamental para o sucesso de um negócio. Com a evolução da tecnologia e a mudança recente na forma como consumidores pesquisam produtos e interagem com empresas, a administração de marketing ganhou ainda mais importância para o impulsionamento das vendas.

Mas, para além das vendas, a administração de marketing cumpre outras funções importantes, e os profissionais com capacitação na área são cada vez mais requisitados no mercado. Então, se você quer saber o que é administração de marketing e como se dá a atuação desse profissional, continue a leitura!

O que é administração de marketing?

A administração de marketing é responsável pelo planejamento das estratégias e ações de marketing em todas as suas etapas.

Ou seja, antes da criação dos conteúdos publicitários, é preciso entender qual é o perfil dos consumidores do negócio em questão, quais novas ações devem ser colocadas em prática, quais devem ser descontinuadas, qual a melhor forma de apresentação dos produtos e serviços, etc.

Posteriormente à venda, ainda é necessário mensurar e avaliar resultados para garantir a eficiência do relacionamento pós-venda.

Assim, ressaltamos ainda que o trabalho da administração de marketing não se resume ao relacionamento entre empresa e clientes. As estratégias e ações planejadas também devem visar a otimização de resultados e do relacionamento com stakeholders e público em geral.

O que esperar da formação?

Não existe um curso específico de administração em marketing. Desse modo, os profissionais que atuam nos processos de planejamento das estratégias e ações de marketing, normalmente, vêm dos cursos de marketing digital, publicidade e propaganda ou de administração.

Assim, se você escolher o primeiro, pode seguir para um aperfeiçoamento em gestão, após sua formação para administrar o marketing. Já se optar por cursar administração, você poderá buscar vagas e especializações em marketing para fazer o movimento contrário.

Dica da Gio: Não há certo e errado – o importante é seguir o que te motiva mais!

Independente do caminho traçado, a formação de quem trabalha com administração em marketing é uma trajetória mais analítica que criativa! Ou seja, são profissionais com facilidade em identificar os desejos e necessidades do público da empresa e com visão aguçada para avaliações de médio e longo prazo visando a adaptação às rápidas mudanças de mercados dinâmicos e inovadores.

Como é o mercado profissional para administração de marketing?

O marketing e as estratégias digitais ocupam um espaço cada vez mais importante no planejamento estratégico de uma empresa. Hoje, a internet é o principal meio pelo qual pessoas se informam, tomam conhecimento de problemas e encontram as possíveis soluções para suas dores.

Por isso, há uma forte tendência de crescimento na procura por profissionais capacitados para gerir o planejamento de marketing e atuar na coordenação de equipes, o que não deve mudar nos próximos anos. Então, o trabalho de administração de marketing é como você imaginava? Acha que essa pode ser uma boa carreira profissional para você? Então confira as vantagens e informações sobre o curso: ligue para conhecer o curso de Administração EAD da UNIASSELVI.

Ligue: (67)9-98767273

Endereço: Rua rio grande do sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.