Buscar

Confira quais as áreas de atuação de um profissional de relações internacionais e qual sua importância?

Cb image default
Divulgação

A área de Relações Internacionais desperta curiosidade em muitas pessoas. Geralmente, quem olha para essa área tem interesse em atualidades, diplomacia, relações entre países e assuntos mundiais.

No entanto, uma das grandes dúvidas é acerca das áreas de atuação do profissional de Relações Internacionais (RI). Por ser uma graduação ampla e multidisciplinar, ela conta com a colaboração de várias áreas de conhecimento para a construção do ensino e da capacidade de resolução desse profissional.

Para ajudar você a entender melhor sobre como um profissional de RI pode atuar, quais são suas principais habilidades e possíveis carreiras, preparamos este artigo completinho para você. Confira!

Curso de Relações Internacionais: um dos mais multidisciplinares

Antes de entrarmos a fundo sobre as possibilidades de carreira e perfil profissional nessa área, é importante destacar as atribuições do curso de RI, sua metodologia e como o conhecimento é construído nesses aspectos.

O dinamismo é uma das características mais ligadas ao curso de Relações Internacionais. Sua abordagem é multi e interdisciplinar, ou seja, com a contribuição de diversas áreas do conhecimento.

É considerado um curso das Ciências Sociais Aplicadas e aborda interfaces da economia, política, história, filosofia, tecnologia, direito, cultura e convívio social.

Simulações de negociações nas esferas empresarial e diplomática são realizadas durante o curso, como uma forma de colocar em prática todo esse conhecimento adquirido.

Ou seja, Relações Internacionais prepara o aluno para atuar nas mais diversas áreas em que seja necessário conhecimento para tomada de decisão através do diálogo e com boa estruturação de discurso, no sentido mais amplo da palavra, para resolução de conflitos e fechamento de negócios e acordos.

O perfil do profissional de Relações Internacionais

O profissional de Relações Internacionais deve sempre estar por dentro do que está acontecendo. Portanto, gostar de atualidades, relações diplomáticas entre países, acordos comerciais e volatilidade econômica é um dos requisitos.

Para dar um exemplo prático, quem é de RI provavelmente goste de acompanhar os desdobramentos da eleição americana e seus possíveis impactos na política brasileira com o exterior. Buscar como funciona o sistema de votos dos Estados Unidos, compará-los com o do Brasil, coletar informações sobre como a mudança de um governo republicano para um democrata, e vice-versa, acaba modificando as relações em todo mundo é um de seus interesses.

Além de estar ligado nas últimas notícias de forma criteriosa e analítica, o profissional de RI também vai buscar referências na história para entender padrões dessas relações entre países, junto com possíveis teorias que se encaixem no momento, para projetar um cenário provável.

O gosto por idiomas também pode ser um diferencial, já que o foco da carreira são as relações externas. Portanto, o profissional precisa se dedicar a ter um domínio exemplar do português e inclinar-se a aprender idiomas como inglês, mandarim, espanhol, francês e alemão.

Um outro pré-requisito, é ser uma pessoa aberta, sem preconceitos ou convicções em métodos preestabelecidos, deixando com que suas opiniões pessoais determinem seu modo de pensar acerca do mundo. É necessário estar disposto a encarar os fatos com imparcialidade, com lucidez, respeitando diferentes povos, culturas e modos de agir e pensar.

As possíveis carreiras em Relações Internacionais

O profissional de Relações Internacionais pode seguir carreira tanto no setor público quanto no setor privado e em ambos os destinos as possibilidades de crescimento e ganho financeiro são consideráveis.

O lema do profissional é colaborar para que relações entre diferentes culturas (sejam elas de países ou de empresas), consigam firmar acordos que sejam benéficos para ambos os lados. Estes acordos podem envolver negociações financeiras ou de conduta, explorando as esferas comercial, social, política e econômica.

Há ainda, outras possibilidades, como trabalhar em empresas multinacionais, agências ou órgãos governamentais, consulados, embaixadas e até mesmo em ONGs.

O grande foco desses profissionais, e é onde eles costumam ter mais oportunidades de crescimento, são as empresas multinacionais, onde atuam em negociações com empresas de outros países ou locais, cuja tratativa demande conhecimento de relações entre diferentes culturas.

No entanto, existem ainda mais oportunidades em órgãos governamentais, pois alguns estados e prefeituras no Brasil contratam profissionais de RI para conseguir alianças e investimentos de outros países (paradiplomacia) ou mesmo internamente com outros municípios e estados. Acordos de comércio, importação e exportação, investimentos e visibilidade turística podem estar entre as atribuições.

Veja como é o mercado de trabalho para o profissional de RI e algumas das muitas possibilidades.

Ensino Superior

Como a área de Relações Internacionais exige evolução e aprendizado constante, a carreira acadêmica costuma atrair muitos desses profissionais. O caráter multidisciplinar abre suas possibilidades de atuação. É possível se tornar professor em uma universidade, seja na graduação ou na pós-graduação.

Além disso, existe a possibilidade de se conciliar a área acadêmica com o trabalho em uma empresa, aumentando as possibilidades de crescimento e de ganho para quem também opta por lecionar.

Consultoria e pesquisa

Já para quem gosta da parte teórica, com bastante pesquisa, mas não deseja lecionar, existe a possibilidade de se trabalhar diretamente com pesquisa para Relações Internacionais e consultoria.

Nesse caso, você pode ser contratado para elaborar pareceres, estudos ou análises sobre o contexto político, econômico e social de determinado país, considerando a realidade de uma empresa específica e a natureza de seu negócio, por exemplo, com o devido respaldo jurídico.

Assessoria econômica

Para quem quer desenvolver suas habilidades econômicas e de negociação entre países, pode trabalhar de modo a enxergar novas oportunidades de negócio em mercados estrangeiros, através da inserção de uma empresa em um outro país, ou acordos comerciais com empresas multinacionais.

Direito Internacional

O estudante de Relações Internacionais tem contato direto com disciplinas jurídicas durante o curso. Portanto, quem se interessa pela área, pode escolher por aprofundar seus conhecimentos em Direito Internacional e matérias afins para auxiliar empresas nas questões legais referentes a acordos entre países e empresas de diferentes nacionalidades.

Além do setor privado, os órgãos governamentais também têm um forte apelo pela esfera jurídica nas Relações Internacionais, abrindo oportunidades de trabalho em órgãos estatais, consulados e embaixadas.

Comércio exterior

Quem é apaixonado pelo ramo empresarial, gosta de negociação, tratados e resolução de conflitos, pode enxergar uma bela oportunidade no comércio exterior. Com a globalização cada vez mais presente, inclusive ao consumidor final, empresas de médio e grande porte estão expandindo suas fronteiras e precisam de profissionais que dominem relações internacionais e regras econômicas.

Para trabalhar com comércio exterior (Comex, como também é chamada a área), é necessário desenvolver habilidades de negociação, organização e dominar outros idiomas.

Diplomacia e Relações Internacionais Governamentais

Um dos grandes mitos acerca de RI, é o que o profissional se forma na área vislumbrando apenas a carreira diplomática. Como você leu até aqui, as oportunidades são gigantescas.

Mesmo assim, a carreira da diplomacia ainda atrai muitas pessoas e exige que um caminho longo de estudos e dedicação seja trilhado. Mas também é possível ter contato com a área trabalhando como internacionalista dentro de uma embaixada ou consulado.

O próprio Governo Federal necessita contar com profissionais de Relações Internacionais em seus ministérios e outras pastas, bem como governos estaduais e prefeituras, como já mencionamos anteriormente.

Organizações Internacionais (OIs)

As organizações internacionais como a ONU – Organização das Nações Unidas, são motivos de admiração e almejo para muitos profissionais da área de relações internacionais.

As possibilidades nessa área são amplas e vão desde trabalhos administrativos a assessorias para questões políticas, culturais e econômicas, solucionando impasses e contribuindo para a harmonia entre nações.

É possível, inclusive, realizar trabalhos remotos e voluntários em algumas OIs, o que pode ser visto como uma excelente oportunidade para se desenvolver, principalmente em começo de carreira. Até mesmo porque essas organizações permitem uma troca muito rica entre as pessoas que lá estão envolvidas, através do compartilhamento cultural e de estar em contato com pessoas novas de diferentes lugares, o que pode, inclusive, abrir portas no futuro através do networking.

Cada organização possui seus próprios métodos de seleção e recrutamento. Portanto, se seu sonho é participar de uma delas, estude bastante e fique de olhos nos processos seletivos para não deixar as oportunidades passarem.

Organizações Não-Governamentais (ONGs)

As ONGs também podem ser uma excelente porta de entrada para os profissionais de Relações Internacionais que busquem se projetar no cenário político internacional. Essas organizações permitem um contato riquíssimo com diferentes pessoas de diferentes nações, o que além de ser bom para a sua construção social, servirá de experiência para futuras oportunidades.

Também é preciso ter um lado mais ativista, preocupado com problemas sociais que atingem o planeta ou as pessoas em diferentes esferas e sentir-se parte de uma causa.

Importação, exportação e logística

A logística é um dos maiores desafios de qualquer empresa. Quando relacionada aos mercados internacionais, fronteiras, importações e exportações, o desafio pode ser ainda maior.

Com a crescente demanda de comércio exterior, no entanto, esta é uma área promissora e que exige conhecimento de preceitos de administração e legislação brasileira e internacional, mas que pode render bons frutos.

Marketing internacional

A divulgação entre-fronteiras de produtos e serviços exige um profundo conhecimento do mercado que se pretende penetrar, de forma a garantir o sucesso do produto, tanto do seu conceito quanto das vendas.

Nisso, um profissional de relações Internacionais com foco em Marketing Internacional, tem muito a colaborar com estratégias econômicas, conhecimento cultural e aspectos legais acerca dessa divulgação internacional.

Quem gosta de economia, vendas, marketing e relações internacionais, pode encontrar no Marketing Internacional a sua melhor oportunidade de realização profissional.

A importância do profissional de RI para o mundo atual

Com a internacionalização das empresas e das relações de consumo, uma série de fatores entram em pauta: economia, relações de negócio e consumo, política, intercâmbio cultural e legislação. Todas essas áreas estão dentro do conjunto teórico do profissional de Relações Internacionais, que trabalha de modo interdisciplinar com essas áreas, relacionando-as de acordo com o fim proposto.

As negociações entre diferentes culturas e países são inevitáveis no mundo moderno, mas elas precisam acontecer de forma respeitosa e vantajosa a ambos os lados. Essa é uma face da diplomacia e que está presente ao decorrer de todo curso de Relações Internacionais.

Pronto para embarcar nessa profissão?

Como você pode observar, o profissional de Relações Internacionais conta com uma série de possibilidades profissionais e não só a carreira diplomática e do comércio exterior como muitas pessoas pensam. É uma área que está ascendendo cada vez mais e na qual novas oportunidades surgem diariamente.

Na UNIASSELVI, você pode realizar o sonho da sua graduação a distância em Relações Internacionais, obter o seu diploma e conquistar o mundo! Está esperando o quê?

Faça já a sua matrícula!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.