Buscar

Tutor da UNIASSELVI busca RG de aluna, entrega um minuto antes do portão fechar e garante que ela faça a prova do Enem

Episódio aconteceu neste domingo (21). Ele não conhecia a candidata, mas diz que sentiu que precisava ajudar

Cb image default
Divulgação

O tutor do polo da UNIASSELVI, que fica no Centro de Teresina (PI), Stanley Lustosa de Vasconcelos ajudou uma aluna que havia esquecido o Registro Geral (RG) em casa no dia da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Apesar de não conhecer a moça, ele foi até a casa dela, buscou o documento e entregou faltando um minuto para o portão do local de prova fechar.

Vasconcelos, que é colaborador desde 2018 no curso de Educação Física e estava participando de uma ação da UNIASSELVI. Quando faltava cerca de 30 minutos para encerrar a entrada dos estudantes ele percebeu que uma candidata estava bastante nervosa por ter esquecido o RG. O tutor não pensou duas vezes e decidiu ajudar:

“Eu notei que ela estava aflita, tinha conversado com algumas pessoas, inclusive com um fiscal, mas vi que ninguém estava resolvendo. Nisso faltava 20 minutos para fechar os portões. Teve uma senhora que tentou ligar para o marido dela, mas ele estava longe, só tinha moto e estava com uma criança de colo. Então, eu decidi ajudar.”

A jovem por estar ansiosa não conseguiu passar a localização para o educador. Ele conversou com o marido dela por telefone e no primeiro momento marcou um local de encontro, mas como o esposo estava cuidando de um bebê, ele não conseguiu ir. Seguindo as orientações por meio de ligação telefônica, Vasconcelos foi com o seu carro até o endereço.

“Quando eu peguei a documentação faltava uns cinco minutos para às 13h, que fechava o portão. E graças a Deus a pista estava livre, o trânsito estava tranquilo, parece que Deus “colocou a mão” na hora para que desse tudo certo”.

Ele lembra que quando chegou em frente ao campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – local da avaliação – restava um minuto, 30 segundos, para a entrada dos alunos terminar. Foi neste instante que ele conseguiu entregar o RG para a aluna. E conta que o auxílio prestado foi um ato marcante:

“Foi muito gratificante estar lá como tutor da UNIASSELVI fazendo divulgação e poder ter ajudado. Esse período que estamos vivendo de pandemia privou muita coisa e eu estar ali, naquele momento e não privar ela de mais um ano de estudo, mais um ano de dedicação, é muito gratificante. Foi demais!”

A alegria ficou ainda maior, ao ver uma entrevista que a jovem deu nesta segunda-feira (22), à uma emissora local contando que gostou do desempenho no exame.

“Aí eu fiquei mais feliz ainda. É muito gratificante eu poder ter ajudado a mudar a vida dela”.

A história teve repercussão na mídia e foi compartilhada em diversos veículos de comunicação de todo o Brasil, como na edição do último domingo (21), do Fantástico, por exemplo. Assista ao trecho do vídeo do SBT. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.