Buscar

Enem 2023 terá letras maiores para deficientes visuais

Cartão-resposta e folha de redação terão tamanhos ampliados

Cb image default
Divulgação

A edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá novidade. O tamanho das letras do cartão-resposta será maior e a folha de redação também será ampliada.

O objetivo é oferecer mais acessibilidade aos deficientes visuais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a medida resultará em “mais autonomia” aos candidatos beneficiados, e assim, estará “promovendo equidade”.

Segundo Andréia Gonçalves, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep, o principal motivo de queixa era o tamanho do cartão-resposta das provas ampliada e superampliada. A partir disso, os ajustes foram considerados:

“Demos início a um estudo mais amplo, conversamos com as instituições aplicadoras, com as gráficas e conseguimos ampliar o tamanho do cartão”.

Alguns participantes que solicitaram a versão superampliada em 2022, foram convidados para conhecerem o novo cartão adaptado. O documento que antes tinha tamanho 12 de fonte passa a ter 18.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi o primeiro a contar com a adaptação.

As inscrições para o Enem 2023 deverão ser realizadas entre os dias 8 e 19 de maio, na Página do Participante.

A avaliação será aplicada em 5 e 12 de novembro.

Bolsas de estudo

A UNIASSELVI oferece bolsas de estudo de acordo com a nota do Enem. O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade no curso de Graduação. Quanto maior a nota obtida no exame, maior é o percentual concedido.

*Com informações do MEC

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.