Buscar

Museu e o seu poder na transformação social é tema da próxima MasterClass UNIASSELVI

Dra. e mestre em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia Vanessa Barrozo Teixeira Aquino é a palestrante.

Cb image default
Divulgação

Não dá para negar que as artes estão constantemente ligadas à sociedade. Seja por meio de música, pintura, cinema, teatro ou dança. Com os museus não é diferente. Justamente por serem espaços que abrigam essas e outras expressões artísticas, eles têm um importante papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, nesta sexta-feira (27) acontece a MasterClass UNIASSELVI que tem como tema Museu e o seu poder na transformação social.

O encontro será a partir das 19h, no canal da Instituição no YouTube e também marca a Semana Nacional dos Museus, que aconteceu de 16 a 22 de maio. Quem conduzirá o bate-papo é a especialista Vanessa Barrozo Teixeira Aquino. Ela explicará como os museus oferecem educação e conhecimento através da cultura e da história. Além de esclarecer como essas duas áreas contribuem no reflexo coletivo.

Professores, Tutores, acadêmicos e público em geral podem acompanhar a super aula que é gratuita. Para os graduandos, será possível preencher a lista de presença, que será disponibilizada durante a MasterClass e pode ser usada para comprovação de atividades complementares.

Perfil da convidada

Vanessa é Professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutora e Mestre em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia. É vice-líder do Preservação - Memórias - Acervos (SÉPIA).

Também atua como pesquisadora do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS). É membro e coordenadora da Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia e da Rede Ibero-americana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo.

Além de ter experiência na área de museologia com ênfase em curadoria de exposições, atuando diretamente em disciplinas práticas e nas temáticas: Expografia, Cultura material, Conservação Preventiva e Comunicação Museológica. Possui registro profissional de Museóloga pelo Conselho Regional de Museologia (COREM) da 3ª Região.

Semana Nacional dos Museus

Neste ano foi celebrada a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus. A data é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que é 18 de maio. Com foco em promover, divulgar e valorizar os locais brasileiros; estimular as visitas; e intensificar a relação dos museus com a população; a cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente. Em 2022 foi escolhido O Poder dos Museus.

Segundo o Ibram, a temática foi selecionada por estar presente nas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, e no cumprimento das funções sociais destas instituições. “Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”.

Serviço

O que: MasterClass | Museu e o seu poder na transformação social

Quando: 27/5, às 19h

Onde: UNIASSELVI no YouTube

Valor: gratuito

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.