Buscar

Projeto AutismoS Presente segue formando multiplicadores voluntários por todo o Brasil

Atualmente são 448 pessoas atuando na iniciativa e 989 profissionais da Educação em processo de instrução

Cb image default
Divulgação

A parceria entre a UNIASSELVI, Institutos AutismoS e o ONDA-Autismo, dá continuidade às ações do Projeto AutismoS Presente realizando a formação de multiplicadores voluntários e a formação de profissionais da Educação em diversos Estados brasileiros. Mais de 20 polos possuem pessoas atuando na iniciativa, somando a participação de 448 indivíduos. Além de 989 colaboradores de escolas públicas e privadas que estão em processo de instrução.

A abertura oficial do Projeto em 2021, aconteceu no III Seminário Nacional AutismoS Presente, em 31 de março, com o tema Um mundo plural de aprendizados, com 5.312 participantes. O objetivo é levar informação e promover a sensibilização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para todas as regiões do país por meio dos polos de apoio presencial da UNASSELVI.

“Os multiplicadores atuam também como mediadores nos encontros de formação e contam com manuais, vídeos e livro, como materiais de apoio, desenvolvidos especialmente para a causa” conta a coordenadora do projeto na UNIASSELVI, Professora Neuzi Schotten.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças - agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - uma a cada 59 crianças está dentro do espectro autista. O planejamento da ação abrange também a realização de eventos nacionais e internacionais, como o II Simpósio Internacional AutismoS Presente, que será em 3 de novembro.

Polos que já formaram multiplicadores

1. Belém (PA)

2. Brusque (SC)

3. Capão da Canoas (RS)

4. Charqueadas (RS)

5. Conceição do Coité (BA)

6. Criciúma (SC)

7. Cuité (PB)

8. Curitiba (PR)

9. Içara (SC)

10. Itacoatiara (AM)

11. Ituiutaba (MG)

12. Pomerode (SC)

13. Vacaria (RS)

14. Marcelândia (MT)

15. Pinhalzinho (SC)

16. Cabo Frio (RJ)

17. Barra da Estiva (BA)

18. Porto Alegre (RS)

19. Biguaçu (SC)

20. Palhoça (SC)

21. Lages (SC)

22. Camaquã (RS)

23. Paulo Afonso (BA)

Em algumas das regiões, o projeto conta com voluntários do Instituto AutismoS e do ONDA-AutismoS. Neuzi destaca:

“para a UNIASSELVI é motivo de muito orgulho contar com a parceria de dois Institutos tão renomados que agregam voluntários do Brasil todo e, inclusive, do exterior”.

Instituto AutismoS Presente

O AutismoS é um instituto de apoio educacional formado por voluntárias e tem como foco principal informar e conscientizar as pessoas sobre o TEA. Através de pesquisa, projetos e na troca de experiências. Dessa maneira, é possível derrubar os mitos sobre o tema, e transformar o preconceito em inclusão social.

ONDA-Autismo

ONDA-Autismo é uma entidade de caráter social que busca diversidade e discernimento ao planejar e executar ações para aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas. Tem a missão de prestar serviços de excelência em defesa dos direitos dos autistas, em cumprimento à Lei 12.764/12 de Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.