Buscar

SAIBA COMO TIRAR O PASSAPORTE

Está planejando uma viagem ao exterior nos próximos meses? Então, o primeiro passo é tirar o passaporte – documento internacional

Cb image default
Divulgação

Está planejando uma viagem ao exterior nos próximos meses? Então, o primeiro passo é tirar o passaporte – documento internacional de identificação (é como o RG e o CPF nacional). Nele é que são carimbadas as informações de suas viagens ao exterior e também os vistos dos países. Mas, se você planeja viajar aos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) não é necessário o passaporte somente o RG.

A taxa atual para confecção do passaporte é de R$257,25. O requerimento é bem simples, e feito totalmente online no site http://www.pf.gov.br/

Como solicitar

1- Reúna toda a documentação exigida pela Polícia Federal

Documento de Identidade (RG, carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho ou passaporte anterior). Caso tenha mudado de nome leve a Certidão de Casamento atualizada.

• Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. Se não tiver os comprovantes, pode ser uma declaração da Justiça Eleitoral de que está em dia com as obrigações eleitorais.

• CPF– Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.

• Documento que comprove quitação com o serviço militar.

• Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

• Caso não seja o seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) além dos documentos acima. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

2- Preencha o Formulário exigido Polícia Federal

O formulário é simples e rápido de ser preenchido e está disponível neste link.

3- Pague a taxa de emissão

Após o preenchimento do formulário de solicitação será gerado o boleto da taxa de GRU (Guia de Recolhimento da União). Pague-o até o vencimento.

4- Marque uma data de atendimento

Dirige-se a um posto da Polícia Federal com toda a documentação necessária, o boleto pago e o protocolo de solicitação (a foto será feita na hora). Em alguns postos da Polícia Federal, é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar ou não o atendimento no posto escolhido.

5- Consulte o andamento do seu pedido

Você pode consultar o andamento do seu pedido de passaporte nesta página. O prazo previsto para a entrega é de até 6 dias úteis.

6- Faça a retirada do passaporte

O passaporte será entregue pessoalmente ao titular, após apresentação do documento de identidade original e assinatura do recibo.

7- Validade do Passaporte

0 a 1 ano incompleto 1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos

3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos

4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos

18 anos completos ou mais 10 anos

Você pode esclarecer outras dúvidas no site da Polícia Federal.

Venha aprender um novo idioma!

📞Ligue: (67)9211-1753

📲Endereço: R. Rio Grande do Norte, 67 - Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.