Buscar

Policial não sai para matar, mas também não vai morrer, diz comandante do Choque

O Coronel Marcos Paulo, comandante do BPChoque (Batalhão de Polícia de Choque), se posicionou a respeito da ocorrência da noite desta quarta-feira (15) quando Gabriel Carlos Albuquerque Santana (20) foi morto em confronto com policiais.

De acordo com o comandante, os fatos foram ocasionados por uma reação dos policiais a uma ação da vítima, que posteriormente verificou-se ter uma extensa ficha policial.

“O policial do BPChoque não sai do quartel com a predisposição de matar, mas também não sai para morrer. Em ocorrências como esta de quarta-feira, é uma reação à ação dos criminosos. Nossos policiais não saem disparando a esmo e sim para sua própria defesa”, afirmou.

Para demonstrar que sua corporação não trabalha apenas no confronto com marginais, o Coronel apresentou ainda a estatística de 2014, quando 123 armas foram apreendidas; 2.857 Kg de maconha e 32 KG de cocaína foram apreendidos; 135 veículos roubados foram recuperados; 50 entradas em presídios e 709 pessoas presas ou apreendidas.

Viaturas

Um dos maiores problemas enfrentados pelo Batalhão de Choque nos últimos dias é a falta de viaturas, pois a maioria sempre encontra-se baixada (em manutenção, no jargão policial). Segundo o Coronel Marcos Paulo, isto se deve ao desgaste operacional. “Às vezes uma viatura está na região da Vila Popular e é acionada para se deslocar até o Jardim Noroeste, que é do outro lado da cidade. Atualmente o nosso efetivo é suficiente, mas não é o ideal e um aumento no número de homens seria bem-vindo”, afirmou.

Quanto a medida anunciada pelo Governo do Estado, de locação de veículos para compor a frota da corporação, o comandante acredita que seria ideal. “Sabemos que a parte burocrática pode retardar um pouco esta medida, que considero excelente, mas a locaãodecarros seria ideal. Caso uma viatura dê problema, podemos substituí-la automaticamente, desta forma ficaremos sempre com carros à disposição dos nossos policiais”, afirmou.

“Nosso trabalho é fruto de um forte treinamento, que é regido pela legalidade, necessidade e proporcionalidade e acredito que estamos no caminho certo”, concluiu o Coronel Marcos Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.