Buscar

São Paulo falha na frente, perde para Grêmio e aumenta risco

São Paulo  desperdiçou todas as suas chances e foi castigado com a derrota por 1 a 0, no estádio do Morumbi.

O São Paulo teve várias oportunidades para balançar as redes diante de um retrancado Grêmio, neste domingo, mas desperdiçou todas as suas chances e foi castigado com a derrota por 1 a 0, no estádio do Morumbi. Enquanto a equipe de Muricy Ramalho volta a ficar perigosamente perto da zona de rebaixamento, o time de Renato Gaúcho pulou para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

O gol que assegurou o triunfo gremista no Morumbi foi marcado por Vargas, que mandou de cabeça para as redes, pouco depois de muita reclamação dos são-paulinos. O lance polêmico da partida foi um toque de mão de Kleber, quando estava na barreira, em cobrança de falta de Reinaldo.

Com Dida inspirado, o Grêmio suportou a pressão e chegou aos 42 pontos, levando vantagem em relação ao Botafogo nos critérios de desempate. Já o São Paulo acumula sua segunda derrota consecutiva no campeonato e permanece com 27 pontos, apenas uma posição acima da área do risco.

O São Paulo volta a campo na quarta-feira, quando disputará o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Grêmio recebe em sua arena o Atlético-PR, em um confronto direto da parte de cima da tabela.

O jogo - O São Paulo começou melhor a partida e levou perigo logo aos dois minutos de bola rolando. Osvaldo cruzou da esquerda e, depois de Alex Telles afastar errado, a sobra ficou para Luis Fabiano, que dominou, limpou a marcação e bateu firme. A bola quase passou por baixo de Dida, mas o goleiro conseguiu segurá-la antes que ultrapassasse a linha. O atacante são-paulino se lamentou, pois percebeu que por pouco não abriu o placar.

Com mais presença do time paulista na frente, o Grêmio só teve como opção a resposta nos contragolpes. A primeira chance dos visitantes saiu em arrancada pela esquerda de Vargas, que deixou Paulo Miranda para trás e invadiu a área, mas o chute parou na defesa. Porém, a equipe de Muricy Ramalho exibiu um futebol mais coletivo, com integração entre meio-campo e ataque.

Assim, os donos da casa partiram para frente. Paulo Miranda avançou como um típico lateral direito e driblou dois marcadores, rolando para Jadson arrematar, muito perto da meta de Dida. Em nova tentativa do volante improvisado, o Grêmio foi obrigado a parar a jogada na falta. Mas a defesa gremista tirou da área a cobrança de Jadson.

Apesar de ter sido escalado com três atacantes, o time de Renato Gaúcho demonstrou claras dificuldades coletivas no primeiro tempo, por conta da falta de criatividade no meio-campo. Com Ramiro e Riveros sem a eficiência necessária para armadores, Vargas, Barcos e Kleber tiveram de trabalhar sozinhos, o que facilitou o trabalho do sistema defensivo são-paulino.

No ataque dos donos da casa, as melhores chances passaram a se concentrar pelo meio e pela direita, já que Osvaldo estava muito apagado pela esquerda. Ganso e Jadson trabalharam a bola, em busca do gol, mas o time pecou nas conclusões. Além disso, Muricy Ramalho foi obrigado a mexer no time aos 30 minutos, quando Rafael Toloi sentiu lesão na coxa direita e foi substituído por Douglas, que assumiu a posição na direita, deixando Paulo Miranda na zaga.

No fim da etapa, o São Paulo voltou a chegar com perigo. Jadson fez belo passe na área para Luis Fabiano, que ganhou do marcador e chutou na saída de Dida, mas o goleiro fez grande defesa. Do outro lado, Kleber Gladiador dominou pela esquerda da área e bateu forte, mas a bola passou por cima do travessão da meta de Rogério Ceni.

Pouco depois, aos 43, o goleiro gremista teve de contar com a ajuda da zaga. Wellington recebeu em velocidade, deixou Pará para trás e finalizou, mas Bressan deu um carrinho para interceptar. A bola ainda bateu na rede pelo lado de fora, na última chance de perigo do primeiro tempo.

As equipes não passaram por mudanças no intervalo, e o São Paulo continuou melhor. A primeira chance da etapa saiu em falta pela esquerda da intermediária. Apesar dos pedidos da torcida para que Rogério Ceni batesse, Jadson fez a cobrança e viu a bola passar ao lado do gol, sendo acompanhada de perto por Dida. No lance seguinte, o goleiro saiu quase na entrada da área para abafar jogada de Douglas.

Com o aumento da pressão dos anfitriões, Dida apareceu ainda mais. Depois de bola alçada na área, Paulo Miranda emendou de primeira, para nova defesa do arqueiro. Neste instante, a torcida são-paulina começou a pedir a entrada de Aloísio. Muricy preferiu manter a equipe e reclamou bastante de um lance ofensivo na sequência.

Aos 21 minutos, Rogério Ceni se posicionou para bater falta de perto da meia-lua, mas, surpreendentemente, quem chutou foi o lateral esquerdo Reinaldo, que acertou a barreira. Os são-paulinos reclamaram bastante de um toque de mão de Kleber, que estava na barreira. Muricy e Rogério não se conformaram, mas Heber Roberto Lopes mandou a partida seguir.

Apenas dois minutos depois, o Grêmio foi fulminante. Barcos rolou na esquerda para Alex Telles, que chegou à linha de fundo e cruzou para Vargas mandar de cabeça para as redes. Ceni, que não teve chance de defesa, correu na direção do árbitro para reclamar de novo do toque de mão de Kleber.

Depois do revés, a torcida voltou a pedir a entrada de Aloísio. Desta vez, Muricy Ramalho atendeu, mas tirou o jogador mais lúcido do meio-campo, Jadson. A partir daí, o Grêmio se posicionou para ameaçar ainda mais nos contragolpes, aproveitando o desespero são-paulino na busca pelo ataque.

Aos 34, o time paulista quase empatou. Ganso bateu falta para a área e Dida falhou, ao dar rebote para o meio, mas Rodrigo Caio desperdiçou e chutou para fora. Antes do fim do jogo, Ceni ainda teve chance em cobrança de falta, mas o goleiro gremista segurou e garantiu o placar positivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.