Publicado em 01/06/2015 às 14:06, Atualizado em 26/10/2016 às 12:11

Força-tarefa apreende 2 toneladas de produtos em mercados e açougues

Fiscalizações foram realizadas em três cidades do Estado

Fagner de Olindo, Correio do Estado
Produtos apresentavam armazenamento inadequado, prazos de validade expirados e temperatura de mercadorias em desconformidade (Foto: Divulgação Decon)

Uma ação conjunta de combate ao comércio de produtos clandestinos apreendeu duas toneladas de mercadorias de origem animal impróprias ao consumo. Os recolhimentos aconteceram nos municípios de Porto Murtinho, Caracol e Bela Vista, entre os dias 18 e 23 de maio. 

As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos comerciais como supermercados e açougues dos municípios, onde foram constatados vários tipos de irregularidades. Além das fiscalizações, a força-tarefa também orientou os donos dos estabelecimentos quanto à manipulação e armazenamento dos alimentosa, dando cumprimento ao que determina à legislação sanitária.

Depois de recolhidas, as mercadorias, entre elas produtos de origem animal, vegetal e perecíveis em geral, foram destruídas. Entre as irregularidades, produtos apresentavam armazenamento inadequado, prazos de validade expirados e temperatura de mercadorias em desconformidade com as normas sanitárias.

A ação contou com agentes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Vigilância Sanitária Estadual.