Buscar

Doença ameaça indústria global da banana 

(Foto: Divulgação)

Uma das mais destrutivas infecções de banana do mundo, a chamada “Doença do Panamᔠpode impactar de forma negativa o mercado global da fruta, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A FAO alerta que senão houver esforços conjuntos para acabar com a praga, a indústria global da fruta, que gera 36 bilhões de dólares por ano, está fortemente ameaçada. Mais de 400 milhões de pessoas no mundo dependem da fruta, seja como fonte de renda ou para alimentação, e podem ser afetadas pela infecção.

Segundo a organização, são necessários 47 milhões de dólares para lidar com a “Doença do Panamá”, variante de uma infecção por fungos, para financiar uma rápida assistência aos países que enfrentam novos surtos. A banana é a fruta mais consumida e exportada do mundo, e o impacto da doença sobre a segurança alimentar e meios de subsistência nos países em desenvolvimento deve ser enorme.

A “doença do Panamᔠjá impediu as exportações de mais de 100 mil toneladas de bananas na Indonésia, por ano, causando perdas anuais de cerca de 134 milhões de dólares em receita apenas na ilha de Sumatra. Além da Ásia, a infecção agora ameaça a África, Oriente Médio e América Latina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.