Buscar

Indígenas guarany-kaiwá ocupam propriedade rural em MS

Fazenda fica na região de Dourados e o grupo reivindica demarcação.Ocupação ocorreu apenas em área de reserva legal, diz Funai.

Indígenas da etnia guarany-kaiwá ocupam uma propriedade rural em Dourados, a 225 km de Campo Grande, desde a noite de domingo (15). De acordo com o coordenador da Fundação Nacional do Índio na região, Vander Aparecido Nishijima, o grupo é composto por cerca de 20 pessoas que estão apenas na área de reserva legal da fazenda, a cerca de 700 metros da sede.

Segundo ele, os indígenas são do acampamento Apykai, que fica às margens da rodovia BR-463. Eles viviam em situação precária e alguns moradores da aldeia foram vítimas de acidente no local. Por conta disso, resolveram entrar na área.

Nishijima disse que foi ao local na manhã desta segunda-feira (16) para conversar com os guarany-kaiwá. Segundo ele, o grupo disse que não havia espaço para produção de alimentos, acesso a água e o tráfego da pista representava perigo. Eles cobram um estudo para demarcação da área, a qual reivindicam como sendo tradicional indígena.

A ocupação ocorreu de forma pacífica e, de acordo com a Funai, os indígenas dizem que pretendem aguardar na área até que haja o reconhecimento da terra. Nishijima disse que a reintegração de posse compete ao Poder Judiciário e não à Funai ou ao proprietário rural.

O coordenador disse ainda que uma portaria da Funai instituiu um grupo de trabalho para estudo e identificação de áreas indígenas, que possivelmente vai avaliaro local reivindicado pelos moradores do Apykai.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.