Buscar

Índios fecham estrada e até autoridades ficam presas no trânsito 

Estrada é fechada por guarani-kaiowá, até desembargador está parado

(Foto: Gazeta MS)

Índios guarani-kaiowá, da Aldeia Sassoró, em Tacuru, fecharam a rodovia MS-295, no sul do Estado. O bloqueio começou de manhã e segue até o momento. Longa fila de carros se forma no local. Até mesmo uma equipe do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), que seguia de Sete Quedas até Eldorado, ficou “presa” no bloqueio. Dentre a comitiva está o presidente do Tribunal, desembargador Josué de Oliveira. Contudo, os índios não fizeram ninguém de refém, apenas fecham a estrada.

De acordo com o jornalista Vilson Nascimento, presente no local, a estrada está fechada, mas os índios não fizeram ninguém de “refém”, apenas aguardam representantes da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão criado pelo Governo Federal para atender a demanda de saúde nas aldeias e que seria responsável pela falta de água na reserva indígena.

O capitão da aldeia, Osmar Ortiz, informou que a escola e o posto de saúde da aldeia estão fechados pela falta de água. O problema acontece desde que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) foi substituída pela SESAI.

Dezenas de veículos, inclusive ônibus de passageiros, estão retidos no bloqueio, que iniciou no meio da manhã e hoje e não tem prazo para terminar.

“Crianças estão sem aula e até o posto de saúde que atende a comunidade está fechado por falta de água. Queremos uma solução imediata para o problema”, disse o líder indígena.

De acordo com o TRE-MS, como autoridade não pode ficar parada na rodovia, foram chamadas sete equipes da Polícia Federal para ir até o local. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.