Buscar

Nioaque inaugura agroindústria neste sábado

Central de Beneficiamento de Frutas, Legumes e Verduras tem capacidade de 320 kg/dia.

Será inaugurada neste sábado, 14 de dezembro, às 9h15, em Nioaque, a Central de Beneficiamento de Frutas, Legumes e Verduras da cidade, localizada no KM 01 da BR 060, entre o município e Sidrolândia.

O empreendimento é fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Sebrae e  Seprotur em prol da Aprobam – Associação de Produtores e Beneficiadores de Açúcar Mascavo e Polpa de Frutas da cidade, que será responsável por gerenciar a produção.

Um grupo de 15 famílias associadas, que realizará o beneficiamento na agroindústria, foi capacitado pelo Sebrae com consultorias de boas práticas para fabricação de alimentos e gestão, com foco nos custos, logística e mercado. A expectativa é que, conforme o aumento da demanda, novos produtores se associem, gerando assim renda para mais famílias da região.

A capacidade de produção diária de frutas, verduras e vegetais é de 320 kg; já a de açúcar mascavo pode chegar no próximo ano a 480 kg. O superintendente do Sebrae Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, destaca que o projeto visa agregar valor ao que já é produzido pelo grupo.

“Com a indústria, será possível ampliar a capacidade de comercialização, garantir o abastecimento local e alcançar novos mercados, como o de Campo Grande, maior polo consumidor do estado”, afirma.

Segundo ele, a distância entre Nioaque e a Capital - próximas cerca de 180 km uma da outra – também favorece o abastecimento. “Há uma necessidade por alimentos mais saudáveis e o mercado campograndense certamente será um destes consumidores”, destaca.

O superintendente ressalta ainda que a agroindústria beneficia produtores rurais e proporciona desenvolvimento não só para Nioaque, mas para toda a região Sudoeste do estado, onde existem diversas empresas do setor de turismo, como bares, restaurantes e hotéis; que demandam grande quantidade de produtos.

A agropecuária e o comércio são as principais atividades econômicas de Nioaque, que possui cerca de 15 mil habitantes. De acordo com dados do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, existem na cidade oito assentamentos na cidade, com quase 1.500 famílias.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.