Buscar

Processamento de soja cai no Brasil 

O crescimento recorde da produção fez o grão ter indisponibilidade no mercado para processamento

As exportações da soja em grão têm atingido patamares recordes em 2013. Os embarques são impulsionados pelo valor em dólar recebido pelo exportador nacional, que é o maior da história. Este cenário, por sua vez, resultou em disputa pela soja no mercado interno e também num dos menores volumes processados pela indústria brasileira nos últimos anos.

De janeiro a setembro deste ano, o Brasil exportou 40,6 milhões de toneladas de soja em grão, volume 23,4% acima do embarcado em todo o ano de 2012. Nos nove meses de 2013, os embarques geraram receita de US$ 21,6 bilhões, 23,9% a mais que no agregado de 2012. O preço médio de exportação em 2013 é de US$ 32,02 a saca de 60 kg, o maior da história.

Contudo, no mercado interno, o processamento da soja está bem abaixo da média. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apontam que, de fevereiro a agosto de 2013, foram processadas apenas 18,2 milhões de toneladas de soja em grão, o menor volume desde 2006.

A menor disponibilidade interna de derivados, por sua vez, deve favorecer uma reação nos preços, especialmente nos de farelo de soja, informou o Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.