Buscar

Sidrolândia recebe o Encontro com a Música Clássica 10ª edição

Estão previstas apresentações em Corumbá, Bonito, Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari e Bandeirantes

(Foto: Divulgação)

Consolidado como o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 10ª edição. O evento começa hoje e vai até 31 de outubro em Campo Grande. O interior também será contemplado com apresentações nas cidades de Corumbá, Bonito, Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes.

O lançamento da programação 2016 aconteceu na semana passada, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), tendo como atrações Quarteto Toccata, Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e do Grupo de Incentivo a Cidadania Viver Bem, além da Filarmônica Jovem do Pantanal e da estreia da Orquestra de Violoncelos de Campo Grande.

Na ocasião, o Quarteto Toccata mostrou a série "Paisagens Brasileiras" com obras inéditas dos compositores Marco Pereira, Rodrigo Vitta, Ernst Mahle, Eduardo Martinelli e dois arranjos escritos e dedicados de Edmundo Villani Cortês e Ernani Aguiar.

Para o maestro Eduardo Martinelli, diretor geral e artístico do Festival, o que se pode destacar desse ano é o fato de se ter chegado a 10° edição e o crescimento do projeto, inicialmente, voltado a um público específico como acadêmicos do curso de música e profissionais da área. "Começamos em um teatro pequeno para cerca de 250 pessoas e, já nas primeiras edições, fomos surpreendidos com muitas pessoas a procura dos concertos, o que nos levou ao Teatro Glauce Rocha que tem mais de 700 lugares", destacou.

A aceitação do público resulta do caráter eclético do Festival que, ao longo dos anos, promoveu diversos "encontros". Da música clássica com a música latina, regional, infantil e folclórica. "Tivemos a viola caipira, a viola de cocho, interação com audiovisual, o steel drums e harpa paraguaia", diz Martinelli.

Todas essas atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita. No palco, já estiveram grandes nomes do cenário nacional e internacional como Bernardo Bessler e Emmanuele Baldini (violinos), o argentino Eduardo Isaac (violão), Fábio Zanon (violão) e a pianista e cravista Regina Schlochauer.

Desde 2014, o Festival passou a acontecer também em cidades do interior, por onde passam a estrada de ferro de Três Lagoas a Corumbá. "Nosso objetivo é consolidar e fortalecer essas atividades no interior", comenta Jardel Vinícius, coordenador do projeto, já vislumbrando as próximas edições.

O Encontro Com a Música Clássica é promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a iniciativa de músicos eruditos, bem como de instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A programação está disponível no site: www.encontrocomamusicalclassica.com.br

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.